Já escrevi várias vezes que Portugal tem uma hotelaria de qualidade estratosférica. Mas o que mais me fascina, além da arte de bem receber tão comum em hotéis e unidades de turismo rural por esse país fora, é a criatividade colocada no design de interiores; os ambientes criados, charmosos e acolhedores; a preocupação com o aspeto visual dos espaços.
Entre os muitos design hotels onde já pernoitei, estes são os que mais me impressionaram pela harmonia do design, pela criatividade que se respira nos seus interiores – dos quartos aos espaços comuns. Não são os melhores hotéis design de Portugal; apenas cinco excelentes exemplos de bom design colocado ao serviço da hospitalidade, onde já pernoitei.
TOP hotéis design em Portugal
The Vine Hotel (Funchal)
Estive recentemente na ilha da Madeira e fiquei absolutamente rendido ao The Vine Hotel (em breve publico a experiência), cujos interiores foram concebidos pela designer madeirense Nini Andrade Silva. O hotel fica inserido num centro comercial, uma péssima escolha que poderia arruinar um hotel delicioso. Mas lá dentro a surpresa é total e a qualidade do hotel supera esse inconveniente. Tons escuros, escolhas criativas para os espaços comuns e quartos inspiradores; tudo junto criam um dos mais bem concebidos hotéis design que conheço.
Cooking and Nature – Emotional Hotel (Alvados)
Sou fã incondicional do trabalho da dupla criativa Iznogud que, no Cooking and Nature, levaram ao extremo o seu delírio criativo para criarem um espaço absolutamente notável. “Um hotel com um conceito inovador, um incrível bom gosto e um design de interiores absolutamente brilhante. Poucas vezes me apaixonei tanto por um hotel”, escrevi no rescaldo da minha passagem por Alvados. Está tudo dito!
Luz Charming Houses (Fátima)
O Luz Charming Houses foi a primeira criação hoteleira da já referida dupla Iznogud. E é brilhante e surpreendente. Fátima seria aliás um dos últimos locais onde esperaria encontrar um hotel design como o Luz Charming Houses. São pequenas unidades individuais, muito bem decoradas, e com espaços comuns que adoraria para a minha própria casa.
Monverde – Wine Experience Hotel (Douro)
Poucas vezes senti um hotel tão bem integrado na sua envolvência como o Monverde – Wine Experience Hotel. Na altura, escrevi que era “um hotel temático integrado com mestria na paisagem vinícola dos vinhos verdes pelas sábias mãos do arquiteto Fernando Coelho e do designer de interiores Paulo Lobo. Numa palavra: harmonia!”. É isso. No Monverde, mais até que o design de interiores, é a forma como tudo – edifício, espaços interiores, vinhas – parece combinar na perfeição.
Reservar Monverde – Wine Experience Hotel
Internacional Design Hotel (Lisboa)
Quando visitei o Internacional Design Hotel escrevi que era “o bom gosto levado ao extremo”, tal a boa impressão que me causou um espaço tão criativo em plena baixa pombalina. Sim, fiquei embasbacado, especialmente depois de ter tomado o pequeno-almoço numa das salas mais inspiradoras de um hotel urbano onde já pude pernoitar.”É o bom gosto colocado ao serviço de Lisboa; é uma mostra da criatividade e talento nacionais colocada diante do olhar de turistas estrangeiros”.
Reservar Internacional Design Hotel
Outros hotéis design (onde ainda não dormi)
Há pelo menos três outros hotéis com design extraordinário que tenho quase a certeza estariam nesta lista, caso eu já tivesse tido o privilégio de lá ter ficado a dormir. São eles o inigualável Areias do Seixo, em A-dos-Cunhados, o belíssimo Rio do Prado, em Arelho, e a urbana Casa do Conto, no Porto. Tenho muita curiosidade em conhecer também estes hotéis design; quem sabe em breve não o faço.