Cerca Design House
Fica mesmo no centro da aldeia de Chãos, freguesia de Donas, concelho do Fundão. Tão no centro e tão bem integrada na aldeia que foi preciso olhar duas vezes para aqueles muros brancos baixinhos para perceber que já tínhamos chegado; estávamos mesmo defronte ao hotel que procurávamos para essa noite.
Era final de Julho e estava muito calor, e aqueles muros brancos, baixinhos, mais a piscina que não se conseguia esconder atrás desses muros, foram o primeiro vislumbre do oásis que nos preparávamos para experimentar.
A estadia na Cerca Design House foi uma espécie de visita de médico; uma estadia de uma noite, o que me pareceu pouco. Bastou aliás que Marta Rafael, a diligente proprietária do espaço, nos falasse das levadas da serra da Gardunha; e contasse que a equipa da Cerca Design House andava por aqueles dias a fazer um levantamento do percurso da água que desce da serra até a aldeia de Chãos, e que nós poderíamos conhecer uma parte desse percurso.
A Marta não é de Chãos, nem passara muito tempo da sua vida em Donas antes de passar por lá e ter visto o magnífico solar do século XVII à venda. Agora está lá quase todos os fins de semana. E, durante a semana, sempre que consegue e é preciso. Marta trabalha na área da construção civil e especializou-se na reconstrução de edifícios. E isso nota-se quando, no final da pequena conversa das apresentações, nos dispusemos a conhecer um pouco mais da casa que nos ia acolher nas próximas horas.
Foi nessa visita que fui apresentada ao estábulo transformado para receber um jacuzzi; não chegamos a experimentar, porque o calor pedia piscina e o jacuzzi parece mais aperitivo nos períodos mais frios.
E foi também ali que me deliciei com a sala comum, um magnifico espaço lounge com um impressionante pé direito (na verdade, tem a altura de dois andares) e notáveis janelões a rasgar as paredes de pedra. Os apontamentos de cor escolhidos para o mobiliário e a bonita parede de azulejos, tão bonita e tão portuguesa, fazem o resto. São muitos e variados os elementos que me fazem ali sentir bem. É, sem dúvida, o meu espaço preferido da Cerca Design House, mesmo que tenha passado a maior parte das horas daquele meu dia enfiada na piscina com as crianças.
Todos os quartos da casa receberam nomes de vegetação típica da serra da Gardunha. E depois de conhecer os quartos (o quarto estrela da casa, instalado na antiga capela tem uma janela talhada com a forma de um malmequer) e os seus nomes, mais vontade me deu de conhecer in loco essa vegetação no passeio até à levada, feito ao fim da tarde e tendo Cristiana, uma funcionária nada e criada no Fundão, como guia.
Uma visita imprescindível não só pelas imagens bucólicas dos raios de sol a atravessar as folhagens das árvores e a iluminar o solo, cheio de densos fetos, sempre ao som da água a correr pela levada, mas também pela oportunidade de conhecer mais histórias da aldeia e de toda a região. Acabamos a “cravar” à Cristiana todas as dicas para os próximos dias – e para sempre que regressarmos à Gardunha. As recomendações feitas sobre restaurantes revelaram-se acertadas.
Fiquei a dormir no quarto “Feto”, e foram os fetos que mais me impressionaram nesse passeio às levadas. Ficou por conhecer o “cardo”, a “orvalhinha”, o “sargaço” e a “campainha”, por exemplo. Plantas mais fáceis de encontrar noutras épocas que não o pico do verão. Mais uma razão para voltar a Donas e à Gardunha – essas plantas, e as cerejas, claro. Que eu bem as vi, às cerejeiras. Mesmo sem a fruta e sem a floração, não deixam de ser árvores lindíssimas e protagonistas de belíssimos pomares.
Como é a Cerca Design House?
“É um antigo solar do século XVII, transformado num hotel de charme onde pontuam muitos elementos contemporâneos. É uma casa de campo cheia de urbanidade.” Luísa Pinto
Localização
A Cerca Design House fica localizada mesmo no centro da aldeia de Chãos, no concelho do Fundão. Uma localização improvável, numa aldeia de que nunca tinha ouvido falar. Fica suficientemente longe da autoestrada A23 para nos sentirmos, de facto, em plena serra da Gardunha; mas suficientemente perto para não parecer inalcançável.
Proveniente quer de Lisboa ou do Porto, o acesso faz-se pela A23, com saída no Fundão, seguindo para o centro do concelho usando a estrada N345-4. Para quem se quiser deslocar de comboio e estiver disponível para fazer prováveis transbordos, fique a saber que há um apeadeiro em Donas.
Morada: Largo da Praça 1, Chãos, 6230-171 Donas, Portugal
Quartos
Os oito hectares da quinta onde está instalada a Cerca Design House permitem oferecer quatro tipo de quartos distintos – sendo que os mais recentes, as cinco novas vilas (autónomas, com uma piscina independente, que as torna adequadas a quem viaja em família, uma das quais preparada para hóspedes com mobilidade reduzida), começaram a receber hóspedes apenas este mês de Agosto. Tratam-se de estúdios equipados com kitchnette e que podem receber até quatro pessoas.
As restantes tipologias estão espalhadas pelo edifício principal. Há dois quartos Natura Superior, com vista para a Serra da Estrela e uma parede de vidro a separar o quarto da casa de banho; há sete quartos Natura, os quartos standard com nome de plantas da serra da Gardunha e com uma bonita parede de pedra. O melhor que posso dizer destes quartos standard é que eles são suficientemente largos, e confortáveis, para acomodar uma família de quatro pessoas. E há a jóia da coroa, a suite Pedra Superior, que fica na antiga capela do solar e que, para além da parede de pedra, tem uma janela secular em forma de flor.
Atmosfera
O nome escolhido para o hotel diz quase tudo: Cerca, porque era por Casa da Cerca que era conhecida a casa do Morgado de Chãos, o solar do século XVII onde está instalada; e Design, porque é ele o mote presente em toda a decoração do espaço. É sobretudo na área de lounge/bar que essa linguagem estética é mais evidente.
Os apontamentos de cores vibrantes a contrastar com a imensidão da parede de pedra exterior (que aqui, nesta área, tem a altura de dois andares, e janelas rasgadas), a alvura das restantes paredes interiores e o mobiliário moderno escolhido compõem um ambiente elegante e contemporâneo. Muito procurado por casais, muitos deles estrangeiros, as famílias são também muito bem-vindas ao turismo rural Cerca Design House.
Pequeno-almoço (café da manhã)
O pequeno-almoço é servido numa pequena sala (não há mais do que quatro mesas) contígua ao bar/lounge. O bufett compõe-se de vários tipos de pão -e estando nós na serra, ou melhor dizendo, no meio de duas, nem vale a pena falar do bom que o pão é -, dos omnipresentes fatiados e, mais importante, de deliciosas compotas de confeção artesanal. Na área de quentes não faltavam os ovos mexidos, cogumelos e salsichas e bacon.
Quem preferir mantimentos mais saudáveis também se pode servir de iogurtes, taças de cereais e sementes. Estava tudo muito bom e fresco, mas confesso que do que mais gostei foi da prontidão da diligente Olinda, que teve iniciativa de perguntar se queria um café expresso no final do pequeno-almoço. Perfeito.
Conclusão
- Pontos fortes: a qualidade dos espaços comuns e a simpatia do pessoal.
- Pontos fracos: talvez as condições climatéricas adversas expliquem, ou o facto de ter havido obras ao lado para a construção das villas, mas não era expectável que a relva a rodear a piscina fosse, afinal, um gramado sintético.
- Em resumo: perfeito para um refúgio de verão ou de inverno, e um excelente ponto de partida para conhecer as serras da Gardunha e da Estrela.
- Ideal para: casais e famílias.
- Preço: desde 80€ duplo · Ver preços
- Data da estadia: jul. 2016