O que é a Hotelandia
Hotelandia é um projeto de jornalismo de viagens independente direcionado para a hotelaria portuguesa, criado pela dupla Filipe Morato Gomes e Luísa Pinto. Contamos com a colaboração de jornalistas calejados e viajantes com muitos quilómetros de estrada e noites passadas fora de casa. Os nossos “especialistas” em hotelaria estão habituados a escrever para as principais revistas de viagens e jornais portugueses.
Na Hotelandia, apenas publicamos textos sobre hotéis, hostels e pousadas onde efetivamente ficamos a dormir. Só falamos sobre o que conhecemos, a nossa real experiência.
Sabemos distinguir acasos (como um incêndio num prédio vizinho ou um hóspede barulhento) da falta de profissionalismo (como um funcionário mal-educado ou um WC sujo). Se alguma coisa não tiver corrido bem, escrevemos sobre isso. De forma justa e imparcial.
Note que nenhum hotel paga para ter uma reportagem publicada na Hotelandia (fazemos jornalismo, não publicidade).
Valores
O trabalho desenvolvido na Hotelandia assenta em quatro pilares chave.
Paixão
Adoramos Portugal e reconhecemos enorme mérito à hotelaria portuguesa. Queremos contribuir para divulgar bons hotéis, guesthouses, pousadas, hostels e casas de turismo rural do nosso país.
Experiência
Temos muitos quilómetros de estrada e milhares de dormidas em hotéis de Portugal e do mundo. Não nos deslumbrámos com um hotel de luxo só porque tem cinco estrelas, e sabemos por experiência que dormir num hotel barato não é sinónimo de uma má estadia.
Verdade
Sabemos distinguir acasos da falta de profissionalismo. Se algo correr mal na estadia num hotel, não escondemos o facto. Mas procuramos escrever de forma justa e objetiva.
Independência
Não fazemos fretes. Se aconselhamos uma unidade hoteleira, é porque a recomendaríamos ao nosso melhor amigo.
Fundadores
Filipe Morato Gomes
Depois de duas voltas ao mundo, continua a viajar de mochila às costas, a andar de transportes públicos, a alimentar o blog de viagens Alma de Viajante e a preferir a socialização das guesthouses e pequenas pousadas ao ambiente altivo dos hotéis de luxo. Mas não diz que não a uma refeição gourmet, uma massagem num spa ou um bom hotel de quando em vez. Ver artigos do Filipe.
Luísa Pinto
É jornalista desde 1998 e não é esquisita nas tipologias hoteleiras. Mas é exigente no ambiente e conforto do lugar onde vai pousar a cabeça, para um sono que não se importa que seja rápido mas que deverá ser repousante. Especializou-se a transformar em “casa” qualquer quarto de hotel, pousada ou guesthouse durante uma volta ao mundo em família. Ver artigos da Luísa.
Colaboradores
Ana Isabel Mineiro
Os hotéis são secundários, quando o que se quer é subir montes e caminhar – ou pedalar – ao ar livre. Mas ao fim do dia um abrigo faz sempre falta, e quando se viaja meses a fio um pouco por todo o lado, as experiências vão do bom a pior. Provavelmente uma das mais antigas jornalistas de viagem em Portugal, já publicou em revistas portuguesas, como a Grande Reportagem, Volta ao Mundo e Rotas & Destinos, e espanholas, como a Descubrir e a Altair. Neste momento dedica-se com igual interesse às viagens e à comida vegetariana, investigando hotéis com o mesmo gosto com que procura restaurantes, e publicando regularmente as descobertas e curiosidades no site Comedores de Paisagem. Ver artigos da Ana.
Andreia Azevedo Soares
Jornalista luso-brasileira que adora escrever sobre livros, ciência e saúde mental. Já viveu no Brasil (onde nasceu), em Portugal, Inglaterra e França. Atualmente mora em Genebra, onde escreve para o serviço público de notícias SwissInfo e para a revista científica da Organização Mundial da Saúde. Ver artigos da Andreia.
Andreia Marques Pereira
Tem sempre pena de não usufruir mais dos hotéis por onde passa, mas teria mais pena se não aproveitasse o que está em volta. Ainda não desistiu de umas férias num resort perdido numa ilha tropical mas, enquanto esse dia não chega, aproveita para conhecer o mundo. Jornalista desde o início do milénio, viajou pela Cultura e pela Sociedade antes de começar a deambular por Portugal e pelo mundo à boleia da Fugas (Público), onde é colaboradora permanente. Os hotéis são, portanto, parte do trabalho. De todos os tamanhos e feitios: se houver limpeza, o seu feitio não é esquisito. Ver artigos da Andreia.
Ana Pedrosa
Começou a vida profissional a mandar os outros passear, aos balcões de várias agências de viagem. Depois pôs a mochila às costas e meteu pés por caminhos que ia descrevendo em revistas nacionais e internacionais. Quando precisa de descansar, consta que não é exigente: já dormiu ao relento numa praia turca, sob tendas de nómadas mongóis e em palafitas no coração do Bornéu, embora saiba apreciar os méritos de um bom colchão. Desde que se mudou para uma aldeia transmontana adormece a ouvir raposas e rouxinóis. é lema de vida e blogue onde partilha ideias para uma vida mais sustentável. Ver artigos da Ana.
Carla B. Ribeiro
Tudo começou com uma viagem há uns bons anos. Foi de comboio, rumo a Castelo Branco, para palmilhar os caminhos do jornalismo local. Desde então o jornalismo, com epicentro no jornal Público, tornou-se em si uma viagem. E em cada viagem, em cada cidade, cada país que visita, ficando em casa de amigos, acampamentos ou em hotéis de mais ou menos luxo, continua sempre a descobrir a aldeia que somos. Principalmente, a conduzir e a descobrir sempre novos caminhos. Ver artigos da Carla.
Carla Fonseca
Foi na área do ambiente que começou a lide jornalística, no fim dos anos 90, e nunca mais conseguiu deixar de se interessar pelo assunto. Passou pelo Público, Jornal de Notícias e revista África Today. Não consegue estar muito tempo no mesmo sítio a fazer a mesma coisa. Cresceu numa aldeia e viveu em quatro cidades, uma delas no sudeste asiático, mas com três filhos tem aprendido a valorizar as rotinas. Ter um blog ajuda. E entrar no carro com a família toda, numa sexta-feira, sem destino certo também. Ver artigos da Carla.
Cláudia Silveira
Viajar começou a ser trabalho há cerca de 12 anos, quando iniciou uma colaboração com Ambitur. Daí para cá, publicou textos de viagem nas revistas do Público, Expresso e Correio da Manhã, e no Courier International. Também fez a revista institucional da ANA – Aeroportos de Portugal e descobriu que os aeroportos são bem mais que pontos de partida e chegada. Nos últimos anos tem sido responsável pela comunicação na Esfera dos Livros mas sem tirar os olhos da estrada. Gosta de andar e, por isso, não acha fundamental que o hotel fique mesmo no centro lá do sítio. Mas gosta de camas confortáveis e de sossego – se houver um spa para relaxar e um jardim ou terraço para o fim da tarde, tanto melhor. Ver artigos da Cláudia.
João Ferreira Oliveira
João Ferreira Oliveira é uma daquelas pessoas que seria capaz de viver num hotel. Em vários hotéis em simultâneo. Um para cada dia da semana. Enquanto esse dia não chega, vai dormindo fora de casa sempre que pode e quando o trabalho exige. E exige muitas vezes. Depois de vários anos na Rotas & Destinos, é agora colaborador de revistas como a Evasões ou Volta ao Mundo, onde assina a crónica de viagem Homem de Vilarinho. Ver artigos do João.
Maria João Veloso
Anda nestas lides há 19 anos, é mãe de dois rapazes curiosos e faz os impossiveis por continuar a tradição da viagem. Faz colecção de sorrisos e de histórias que tem apanhado a jeito pelo mundo fora. Foi jornalista da UP, a revista de bordo da TAP, colaborou com a Visão e neste momento integra o Departamento de Comunicação da Associação Nacional das Farmácias. Ver artigos da Maria João.
Paula Alves Silva
Jornalista licenciada pela Universidade do Porto e Universidade de Santiago de Compostela, uma orgulhosa portuguesa do Norte, uma amante de sol e mar e uma apaixonada por viagens. Actualmente a viver na capital Americana sendo jornalista do Banco Mundial, continua a colaborar com jornais portugueses. Na bagagem traz trabalhos de Espanha, Itália, Islândia, Alemanha, Inglaterra e EUA e histórias de viagens de quase 30 países. Agora mais do que nunca, acredita que pessoas informadas não são apenas capazes de mudar o seu mundo. São, sobretudo capazes de mudar o mundo. Ver artigos da Paula.
Patrícia Carvalho
Começou a viajar assim que iniciou a carreira como jornalista, já lá vão quase dezasseis anos. Hoje trabalha no Público e, entretanto, já pousou a cabeça para repousar nos mais variados tipos de alojamento. Costuma escolher o sítio onde vai dormir seguindo três regras básicas: localização, limpeza e sossego. Troca qualquer cinco estrelas pela oportunidade de fazer mais um trecho de caminho, mas reconhece os seus encantos e vantagens. Ainda assim, desde que os lençóis estejam limpos e o ambiente seja suficientemente sossegado para não espantar o sono, já dá a noite por ganha. Ver artigos da Patrícia.
Tiago Alves
Jornalista há mais de 25 anos, sempre ligado à rádio, esteve no éter da TSF e escuta-se atualmente na Antena 1. Escreve sobre cinema e viaja seguindo a rota das estrelas. Gosta de viajar, de ausências prolongadas, sobretudo em família, mas os hotéis não são ossos do ofício. O alojamento é escolhido em função do local e nunca determina a rota de uma viagem. Seja na praia, campo, cidade ou aldeia – porque prefere todos os destinos de férias. Ver artigos do Tiago.
Tiago Salazar
Tiago Salazar nasceu em 1972. Formado em Relações Internacionais, debutou no Semanário como jornalista, em 1991. Escreveu sobre artes plásticas, livros, cinema, pessoas célebres (e menos célebres), política, economia, sociedade, desporto e obituários. Mantém-se no ativo como escritor, guia, jornalista, formador de escrita e literatura de viagens e sobretudo como andarilho profissional, ofício a que ninguém reconhece seriedade. É autor de cinco livros de viagens. Ver artigos do Tiago.
Vanessa Rodrigues
Viajante da serendipidade, caçadora de histórias, observadora de horizontes líquidos. É jornalista independente e realizadora. Ver artigos da Vanessa.