Já escrevi várias vezes que Portugal tem uma hotelaria de qualidade estratosférica. Mas o que mais me fascina, além da arte de bem receber tão comum em hotéis e unidades de turismo rural por esse país fora, é a criatividade colocada no design de interiores; os ambientes criados, charmosos e acolhedores; a preocupação com o aspeto visual dos espaços.
Entre os muitos design hotels onde já pernoitei, estes são os que mais me impressionaram pela harmonia do design, pela criatividade que se respira nos seus interiores – dos quartos aos espaços comuns. Não são os melhores hotéis design de Portugal; apenas cinco excelentes exemplos de bom design colocado ao serviço da hospitalidade, onde já pernoitei.
TOP hotéis design em Portugal
The Vine Hotel (Funchal)

Cooking and Nature – Emotional Hotel (Alvados)

Luz Charming Houses (Fátima)

Monverde – Wine Experience Hotel (Douro)

Poucas vezes senti um hotel tão bem integrado na sua envolvência como o Monverde – Wine Experience Hotel. Na altura, escrevi que era “um hotel temático integrado com mestria na paisagem vinícola dos vinhos verdes pelas sábias mãos do arquiteto Fernando Coelho e do designer de interiores Paulo Lobo. Numa palavra: harmonia!”. É isso. No Monverde, mais até que o design de interiores, é a forma como tudo – edifício, espaços interiores, vinhas – parece combinar na perfeição.
Reservar Monverde – Wine Experience Hotel
Internacional Design Hotel (Lisboa)

Reservar Internacional Design Hotel
Outros hotéis design (onde ainda não dormi)
Há pelo menos três outros hotéis com design extraordinário que tenho quase a certeza estariam nesta lista, caso eu já tivesse tido o privilégio de lá ter ficado a dormir. São eles o inigualável Areias do Seixo, em A-dos-Cunhados, o belíssimo Rio do Prado, em Arelho, e a urbana Casa do Conto, no Porto. Tenho muita curiosidade em conhecer também estes hotéis design; quem sabe em breve não o faço.
