A belíssima vila de Óbidos vai acolher mais um Festival Internacional de Chocolate. Arranca na próxima sexta-feira, 14 de março, a décima segunda edição do festival e vai animar a vila durante quatro fins de semana consecutivos – até dia 6 de abril. Este festival agrada não apenas aos gulosos e aos mestres da lambança (como aqueles que querem tirar cursos de chocolateria ou fazer workshops de bombons) mas a todos os curiosos que apreciam verdadeiras obras de arte talhadas com tão doce matéria-prima.
Este ano, o tema do festival do chocolate é o Jardim Zoológico de Lisboa, que comemora 130 anos. Não se espante se encontrar casas pintadas com os padrões de uma girafa. Já há fotos publicadas na página do Facebook do festivale todas as informações estão no site oficial do evento. Por aqui, nem nos atrevemos a sugerir como ocupar os seus dias; só queremos ajudar na altura de selecionar onde passar as suas noites.
Onde dormir durante o Festival do Chocolate de Óbidos
#1 Hotel Estalagem do Convento (The Literary Man Hotel)
Fica às portas da muralha de Óbidos e é, por isso, perfeito para quem quer estar praticamente em cima do acontecimento e dormir perto dos odores do chocolate. Andreia Marques Pereira diz que esta Estalagem do Convento (transformado em The Literary Man Hotel) prolonga o ambiente antigo que encontramos na vila. “Começa no edifício, monolítico, à face da rua, branco com lista amarela: o rés-do-chão com janelas que são quase fendas horizontais, o primeiro andar com enormes janelas de guilhotina. É imponente, ou não fosse originalmente um convento oitocentista. E é-o fora e dentro, por vezes, mas com um ambiente acolhedor”. Reservar The Literary Man Hotel.
#2 Sana Silver Coast
A cidade de Caldas da Raínha fica a pouco mais de sete quilómetros de Óbidos, e o Sana Silver Coast está bem localizado, mesmo no centro. Segundo Carla B. Ribeiro ele representa, mais do que um hotel,o renascer de um ícone da cidade. “E os caldenses retribuíram o gesto acolhendo-o no seu dia-a-dia”, escreve. Reservar Sana Silver Coast.
#3 Artvilla
Localizado na pacata vila do Cadaval, já a caminho da subida para a serra do Montejunte este Artvilla é um achado para quem procura um refúgio da cidade não deixando de estar bem perto dela. Fica a uma hora de Lisboa e a pouco mais de 20 minutos de Óbidos. Deve o seu nome ao pátio que une as várias casas (villas) e ao gosto pela arte dos proprietários, que souberam transformar o espaço numa galeria. Há várias opções: a começar pelas várias suites na casa do Forno (a casa principal, onde também é servido o pequeno-almoço) e a terminar nas casas independentes que enchem o pátio, como o Moínho (T1), a Adega (Loft) ou a Padaria (dois studios). Reservar Artvilla.
#4 Areias do Seixo
Esta é a sugestão mais cara e luxuosa que aqui fazemos. Fica a 25 minutos de carro de Óbidos, uma distância relativamente curta se pesarmos na equação as vantagens de estar quase escondido de tudo – o Areias do Seixo faz por passar despercebido entre a paisagem. Carla B. Ribeiro diz o luxo deste hotel se encontra na simplicidade dos detalhes. É provável que depois de lá entrar, lhe custe a sair. Por isso, é melhor ir a Óbidos lambuzar-se primeiro e ficar a descansar no Areias do Seixo. Reservar Areias do Seixo.
#4 Rio do Prado
O Rio do Prado orgulha-se do seu design ecológico e eficiência energética. Fica junto à Lagoa de Óbidos, tem sauna, suites em estilo open space incrivelmente acolhedoras e uma sauna para aquecer o corpo e alma. Reservar Rio Prado