O Trilho dos Pescadores faz parte da Rota Vicentina e é um dos passeios pedestres mais bonitos do litoral português – se não mesmo da Europa. Se percorrido na totalidade, são quatro etapas diárias com distância máxima de 22 quilómetros. A dificuldade é mediana – não é uma expedição ao Evereste, mas mesmo assim é fundamental preparar-se fisicamente e escolher bem onde dormir para conseguir descansar entre as etapas. E é precisamente sobre alojamento de qualidade na Rota Vicentina que aqui escrevo.
De Norte para Sul, o Trilho dos Pescadores começa em Porto Covo e termina em Odeceixe, com paragens em Vila Nova de Milfontes, Almograve e Zambujeira do Mar, localidades onde selecionei os melhores hotéis e casas de turismo rural para dormir durante o Trilho dos Pescadores.
Note que, para além das quatro etapas rainha, a Rota Vicentina passou a contemplar alguns passeios circulares de menor dimensão, muito úteis caso queira viajar devagar e prolongar a estadia num determinado local a meio do Trilho dos Pescadores. Os passeios são igualmente úteis para aqueles que, não tendo tempo de fazer toda a rota, optem por montar base numa das localidades – Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Almograve, Zambujeira do Mar ou Odeceixe – e fazer algumas caminhadas muito agradáveis na Costa Vicentina.
Em suma, precisa no mínimo de três noites para fazer o Trilho dos Pescadores completo, mas se tiver uma semana consegue dormir no início e no final da rota, e ainda sobram dois dias para explorar pedaços da Costa Vicentina.
Alojamento no Trilho dos Pescadores
Porto Covo • Vila Nova de Milfontes • Almograve • Zambujeira do Mar • Odeceixe
#1 Onde dormir em Porto Covo
Monte da Cascalheira
Situado a 5km da aldeia piscatória de Porto Covo, o Monte da Cascalheira disponibiliza três casas rústicas separadas. Recentemente remodelada e rodeada por um jardim, esta casa de campo inclui uma piscina exterior. Reservar Monte da Cascalheira.
Casas Buganvília
Localizado em Porto Covo, as Casas Buganvilia ficam numa tranquila zona rural da Costa Vicentina. Ideal para um grupo de amigos que pretenda fazer o Trilho dos Pescadores, os apartamentos são auto-suficientes, dispõem de acesso Wi-Fi gratuito e estão a 10 minutos a pé da praia. Incluem um terraço, uma área de estar e uma casa de banho privativa. Reservar Casas Buganvília.
Ahoy Porto Covo Hostel
Magnífico hostel no coração de Porto Covo, com cozinha partilhada, terraço e um ambiente muito agradável. Perfeito para caminheiros jovens e descomplicados. Reservar Ahoy Porto Covo Hostel.
#2 Onde dormir em Vila Nova de Milfontes
Hike & Surf Lodge
O Hike & Surf Lodge está instalado no centro de Vila Nova de Milfontes, a uma caminhada de 12 minutos da praia. É um hotel simples mas muito recomendável. Reservar Hike & Surf Lodge.
Herdade do Amarelo Nature & Spa
A Maria João Veloso escreveu que, se pudesse rebatizar a Herdade do Amarelo, chamar-lhe-ia Herdade da Água. “Ouvimo-la a jorrar por todo o lado, o que, no Alentejo, à torreira do sol, tem um outro significado”. Um dos alojamentos mais carismáticos nas proximidades de Vila Nova de Milfontes, ideal para recuperar energias no final da primeira etapa do Trilho dos Pescadores. Reservar Herdade do Amarelo.
A Casa da Árvore
Um Bed & Breakfast localizado no centro de Vila Nova de Milfontes, perfeito para quem faz o Trilho dos Pescadores e pretende estadias com conforto em unidades hoteleiras pequenas e acolhedoras. O pequeno-almoço é muito elogiado. Reservar A Casa da Árvore.
A Casinha de Taipa
A Casinha de Taipa fica em Vila Nova de Milfontes, a cerca de 10 minutos a pé da Praia de Furnas. Os hóspedes podem usufruir da cozinha partilhada, que possui todos os utensílios necessários para preparar refeições, bem como uma área de refeições. O hotel situa-se no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, possui vastas áreas verdes, trilhos para caminhadas, áreas de piquenique e uma vida vegetal variada. As margens do Rio Mira ficam a 700 metros. Reservar A Casinha de Taipa.
HS Milfontes Beach
Diz a Paula Alves Silva que “a paisagem faz com que o HS Milfontes Beach seja um hotel privilegiado. É o local ideal para abandonar o carro e aproveitar o sol e a vila de forma tranquila e relaxante. Um verdadeiro retiro com uma vista excecional sobre o mar”. Ou seja, uma opção de alojamento interessante para o final da primeira etapa do Trilho dos Pescadores. Reservar HS Milfontes Beach.
#3 Onde dormir em Almograve
Natura Maris Dunas Residence
Quartos decorados de forma simples e equipados com aquecimento, uma televisão e um frigorífico. Todos incluem casas de banho privativas e alguns têm um terraço privado mobilado. A simpatia do staff é muito apreciada. Reservar Natura Maris Dunas Residence.
#4 Onde dormir na Zambujeira do Mar
Casas da Lupa
As Casas da Lupa estão rodeadas por uma ampla área de jardim com piscina, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, a quinze minutos de carro da Zambujeira do Mar. O hotel foi construído de acordo com a arquitetura típica local e somente com materiais naturais. Reservar Casas da Lupa.
Hakuna Matata Hostel
Um hostel simples mas acolhedor, absolutamente recomendável para viajantes independentes que queiram socializar e, quem sabe, encontrar companhia para as etapas seguintes do Trilho dos Pescadores. Reservar Hakuna Matata Hostel.
Herdade do Touril
A Herdade do Touril é dos hotéis mais escolhidos na Zambujeira do Mar. É uma propriedade de 365 hectares, dispõe de uma piscina de água salgada, acesso Wi-Fi gratuito e acomodações com alpendres privados. Os quartos, apartamentos e suites da Herdade do Touril situam-se em casas caiadas de branco com pisos de cerâmica e telhados com telhas de barro. O alojamento é propriedade da mesma família há 5 gerações e foi construído em 1825. Reservar Herdade do Touril.
Monte do Papa Léguas
Situado no Parque Natural da Costa Vicentina, no Alentejo, o Monte do Papa Léguas é um alojamento local de estilo rural construído com pedra local e materiais naturais. Dispõe de uma piscina e de bicicletas gratuitas no local. O turismo rural apresenta quartos e estúdios que dão acesso a varandas ou pátios privados. A maioria está decorada com vigas expostas, pisos em madeira e mobiliário rústico. Reservar Monte do Papa Léguas.
Herdade do Sardanito da Frente
Diz o Tiago Alves que a Herdade do Sardanito da Frente é “o alojamento ideal para uma estadia mais prolongada durante as férias de verão, sobretudo para aproveitar em família. E com quantas mais crianças melhor”. O que não invalida que seja igualmente perfeito para descansar da dura etapa da Rota Vicentina – nem que seja por uma noite. Reservar Herdade do Sardanito da Frente.
#5 Onde dormir em Odeceixe
Casas do Moinho – Turismo de Aldeia
Nas palavras de um hóspede português, é “tudo excelente” nas Casas do Moinho. “Os espaços são maravilhosos, a simpatia dos funcionários, os mimos (recepção e chá com bolinhos a meio da tarde), a decoração e comodidades, a localização e o sossego…” A certeza de um bom local para repousar após fazer o Trilho dos Pescadores da Rota Vicentina. Reservar Casas do Moinho.
Monte do Cardal
Um dos melhores espaços de turismo rural de Odeceixe, o Monte do Cardal fica a sul da malha urbana mas o seu conforto, decoração e ambiente compensa a distância extra. Tem piscina para os dias quentes do Alentejo. Reservar Monte do Cardal.
Monte João Roupeiro – Turismo Rural
O pequeno-almoço caseiro é um dos elogios mais comuns ao turismo rural monte João Roupeiro, mas as suas qualidades não se ficam pela gastronomia. Fica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a 2,6 km de Odeceixe, numa localização tranquila em zona rural. Também possui uma piscina exterior. Reservar Monte João Roupeiro.
Casa Morais
Pequeno bed & breakfast muito elogiado pela sua localização e “pela simpatia da D. Alzira”, a proprietária. É outra excelente opção para terminar a caminhada num ambiente despretencioso e familiar. Reservar Casa Morais.
Alguns destes alojamentos são unidades de turismo rural localizadas nos arredores das cidades-base da Rota Vicentina, pelo que precisará de transporte para lá chegar (não vai chegar à cidade com vontade de caminhar até ao hotel). Sugiro que tente combinar com os proprietários dos hotéis uma boleia desde o final da etapa.
Há naturalmente outros hotéis e casas de turismo rural de grande qualidade para se alojar ao longo do Trilho dos Pescadores. As unidades aqui referidas são escolhidas por serem acolhedoras, confortáveis e carismáticas, e com preço justo. Pode confiar!
O Trilho dos Pescadores “é um percurso com alguma dificuldade e não recomendado a pessoas com vertigens ou medo de alturas. As arribas são sistemas em permanente processo de erosão, pelo que o seu pisoteio representa necessariamente perigo de queda. Seja cauteloso.” In Rota Vicentina.
Etapa 1: Porto Covo – Vila Nova de Milfontes (20 KM)
Etapa 2: Vila Nova de Milfontes – Almograve (15 KM)
Etapa 3: Almograve – Zambujeira do Mar (22 KM)
Etapa 4: Zambujeira do Mar – Odeceixe (18 KM)