Herdade do Sardanito da Frente
A Costa Vicentina é um destino de férias muito procurado por quem pretende passar uma boa temporada em alguma das mais sedutoras e selvagens praias de Portugal. Tradicionalmente, quem procura este destino opta por alugar uma casa própria que sirva de apoio às estadias prolongadas na praia. Mas, nos últimos anos, surgiram alguns locais de turismo que promovem a estadia no espaço rural, permitindo alternar entre a praia e o campo. Rui e Maria, o casal proprietário da Herdade do Sardanito da Frente, identificaram essa oportunidade quando adaptaram uma quinta agrícola a um espaço turístico.
O que me parece cativante na Herdade do Sardanito é que foi crescendo e alargando a sua capacidade de alojamento sem perder essa identidade de grande propriedade agrícola. Durante a estadia na herdade, gostei de circular de bicicleta nas estradas de terra batida que rasgam as plantações de milho, de chegar à margem do canal que irriga os campos e de mergulhar nas águas da rega – tomar um banho no canal num dia de calor é um dos grandes prazeres que se pode ter na Costa Vicentina.
Na quinta existem animais muito diferentes – vacas, cavalos, porcos, galinhas, patos, pavões, cabrinhas anãs, porquinhos vietnamitas e javalis. A observação desses animais em cercas amplas é sempre motivo de interesse para as crianças, e os pequenos ainda podem brincar com os gatos que circulam livremente nos arruamentos e pátios do Sardanito. Nas caminhadas a pé, atravessamos pomares e podemos apanhar pêssegos suculentos e de uma doçura rara.
Mas a Herdade do Sardanito da Frente é hoje um espaço turístico, com as comodidades próprias de um hotel de férias. A piscina exterior é bastante espaçosa, agradável, e eu gosto do local onde foi construída, na margem de um largo artificial criado numa área profunda de um canal de irrigação. Há uma piscina interior com sauna e jacuzzi (sinto que é dispensável no verão, mas será bem útil para estadias de inverno) e uma sala de jogos com bilhar, espaços muito atraentes para os miúdos.
Na herdade agrada-me o espaço existente entre os quartos, construídos em banda, como as casas tradicionais alentejanas, e os bungalows, dispostos isoladamente em zonas verdes. É possível estar com o mesmo à vontade que se sente em casa, seja estendendo uma toalha, jogando com os miúdos no relvado, ou preparando um churrasco para saborear demoradamente no alpendre do bungalow.
Saí sempre com vontade de regressar a um local de férias onde me sinto confortável após uma manhã ou tarde passada na praia. E os miúdos querem sempre regressar ao Sardanito, verão após verão.
Como é a Herdade do Sardanito da Frente?
“O alojamento ideal para uma estadia mais prolongada durante as férias de verão, sobretudo para aproveitar em família. E com quantas mais crianças melhor.” Tiago Alves
Localização
A Herdade do Sardanito da Frente fica localizada na estrada nacional M502, o principal acesso à Zambujeira do Mar. Está a 2 km de distância do centro da vila e a cerca de 10 km de São Teotónio. O automóvel facilita a deslocação, mas é possível alugar bicicletas na Zambujeira do Mar.
Morada: Zambujeira do Mar, 7630-000 Zambujeira do Mar
Quartos
Os oito quartos de casal são bastante espaçosos, alguns têm uma segunda cama para criança ou permitem que seja instalada facilmente outra cama de criança. A decoração é algo austera, com mobiliário um pouco rústico mas adequado ao espírito do local. Os seis bungalows são confortáveis e bem equipados, incluindo máquina de lavar roupa. Tem dois quartos pequenos, sala e uma casa de banho, acolhem quatro a seis pessoas (há sofá cama).
Atmosfera
A Herdade do Sardanito da Frente tem um ambiente descontraído. É uma quinta muito espaçosa e não se sente que a ocupação seja excessiva mesmo quando estão alojados muitos hóspedes. As crianças podem circular entre os jardins e as piscinas sem que os pais sintam necessidade de as vigiar em demasia. Famílias com crianças ou casais jovens são os hóspedes mais frequentes.
Pequeno-almoço (café da manhã)
O menu do pequeno-almoço é variado, havendo salsichas, ovos mexidos, frutas, leite, iogurtes e doces – mas o mais apetitoso é o magnífico pão alentejano. Entre os segredos mais bem guardados contam-se os bolos caseiros e as frutas colhidas na quinta, nomeadamente as saborosas talhadas de melancia, meloa e os doces de morangos biológicos. Os sumos são excelentes. O café da manhã é oferecido a quem fica instalado nos quartos, sendo cobrado um suplemento de 5€ por adulto alojado em bungalow. Há oferta de um pão alentejano e de fruta fresca para os hóspedes do bungalow que dispensem o pequeno-almoço.
Conclusão
- Pontos fortes: os jardins; ambiente familiar; a localização numa herdade agrícola que pode ser explorada a pé ou de bicicleta.
- Pontos fracos: o ambiente dos quartos é algo austero e o mobiliário muito antiquado; o preço dos bungalows torna uma estadia prolongada dispendiosa.
- Em resumo: altamente recomendável.
- Ideal para: famílias que procuram um alojamento de férias muito descontraído.
- Preço: desde 50€ duplo · Ver preços
- Data da estadia: ago. 2012