HS Milfontes Beach
Deixei o Norte em busca de um retiro. Um ponto no país longe do caos da cidade e do stress diário. Era exatamente isso que procurava quando me dirigia para o hotel HS Milfontes Beach, na pequena Vila Nova de Milfontes, em Odemira. Na primavera, esta vila na costa Alentejana, apelidada de “Princesa do Alentejo”, é um local pacato e verdadeiramente sossegado e o hotel é um espelho dessa realidade.
Cheguei quando era já noite, mas percebi de imediato que a paisagem é o ex-líbris do hotel. O HS Milfontes Beach está perfeitamente colocado frente à Baía do Rio Mira, sendo possível avistar ali ao fundo uma das sete maravilhas das praias de Portugal: a praia das Furnas. O silêncio do exterior estendia-se para o interior do hotel. Havia avisado que chegaria tarde e, à chegada, a rececionista, retirada do quarto, abriu-me a porta do espaço que já havia encerrado – os hóspedes recebem uma chave da porta principal do hotel –, quase me fazendo sentir especial. As luzes estavam já apagadas e, apesar de ter sido retirada da cama, a jovem rececionista atendeu-me de sorriso aberto.
Subi as largas escadas em caracol até ao quarto. Estava curiosa para saber que paisagem me oferecia a janela. Sabia que avistaria o pátio da piscina, mas não exatamente o que encontrar. Ao lado de duas camas de cobertas coloridas, a janela quase me pareceu uma porta – tão perto se encontrava da piscina. Quase poderia saltar dali para a água. Mas, àquela hora, apenas as cadeiras amarelas repousavam para a água azul parada e também eu repousei, depois de um banho, na confortável cama de solteiro.
Ergui-me cedo para aproveitar o dia de sol na Costa Vicentina e explorar um pouco do hotel meio deserto devido aos poucos hóspedes nesta altura do ano. À medida que descemos as escadas com paredes brancas preenchidas com fotografias da vila, do mar, dos pescadores, dos surfistas e largas janelas com vista para a baía, há uma porta aberta para uma varanda que nos conduz o olhar para o imenso azul do Oceano Atlântico.
Nesse percurso até à entrada do hotel, encontrei ainda a porta do ginásio, uma pequena sala de lazer com snooker e ping-pong e no primeiro piso um amplo mas aconchegante espaço. Reparei imediatamente na grande lareira centrada numa parede recheada de lenha. Voltadas para a lareira estavam várias poltronas cinzentas e alguns livros espalhados na mesa. De repente, estava na minha sala, aquela poderia ser a minha sala. Alguns passos adiante e separado por duas portas de vidro estava o restaurante do hotel, ainda de mesas vazias e sem o cheiro a comida que mais tarde inundaria o espaço.
Deixei o hotel e percorri a pé a Avenida Marginal em direção ao relaxante e calmo areal de Milfontes, para só mais tarde em sentido contrário poder visitar o tão acolhedor centro histórico da vila. Desejei regressar ao hotel antes que a noite chegasse, com um objetivo traçado: sentar na esplanada do HS Milfontes Beach, colocada em frente ao hotel, e deleitar-me com um pôr-do-sol primaveril. É, de facto, um espaço privilegiado e o sítio ideal para beber um café enquanto o dia termina por entre as cores fortes do sol que se esconde no mar. Naquele momento, soube que havia encontrado o tão desejado retiro na “Princesa do Alentejo“.
Como é o HS Milfontes Beach?
“O hotel HS Milfontes Beach é um espaço para fugir à rotina com vista para uma das sete maravilhas das praias de Portugal: a praia das Furnas.” Paula Alves Silva
Localização
O HS Milfontes Beach está situado na Avenida Marginal frente à baía do rio Mira. A sua localização é um verdadeiro convite ao passeio. É possível deixar o carro no parque de estacionamento do hotel (gratuito) e caminhar até à praia de Vila Nova de Milfontes ou até ao acolhedor centro histórico da vila, num percurso que demora cerca de 10 minutos. É, na verdade, a sua localização que faz do HS Milfontes Beach um dos hotéis mais reconhecidos na vila.
Morada: Avenida Marginal, 7645-272 Vila Nova de Milfontes
Quartos
No momento em que se reserva um quarto no HS Milfontes Beach existem duas opções: escolher um espaço com vista para a piscina ou um quarto direcionado para o mar – com terraço -, sendo os preços distintos. Foi exatamente essa variação de preços que me levou a optar por uma habitação de janela voltada para a piscina, vazia nesta altura do ano.
O interior das 35 habitações é semelhante: existem duas camas de solteiro (juntas ou separadas), uma secretária, roupeiro, uma televisão e uma casa de banho privativa. Apesar de se notar o peso dos anos nas estruturas, denota-se um cuidado na decoração, sobretudo na casa de banho com os seus pequenos vasos e azulejos coloridos, em quartos que se foram adaptando ao tempo. Sendo a vista o principal ponto de atração, o ruído é o principal inimigo. O barulho de outras habitações e do corredor chega até nós em contraponto com o aconchego que as camas proporcionam.
Atmosfera
Há um silêncio quase permanente apenas quebrado pela fraca presença de alguns hóspedes nesta altura do ano. O HS Milfontes Beach é um espaço bastante relaxante, construído a pensar nas necessidades dos hóspedes para umas férias tranquilas em ambiente de praia.
Pequeno-almoço (café da manhã)
O pequeno-almoço não está incluído no alojamento e, como tal, aproveitei para o tomar nos pequenos cafés da vila de Milfontes.
Conclusão
- Pontos fortes: paisagem, localização, staff simpático e muito disponível.
- Pontos fracos: o fraco isolamento dos quartos.
- Em resumo: a paisagem faz com que o HS Milfontes Beach seja um hotel privilegiado. É o local ideal para abandonar o carro e aproveitar o sol e a vila de forma tranquila e relaxante. Um verdadeiro retiro com uma vista excecional sobre o mar.
- Ideal para: jovens e famílias que desejem passar férias na Costa Vicentina; jantar ou almoçar com vista para o mar ou, simplesmente, aproveitar a paisagem a partir da esplanada – que também funciona como bar nas noites de verão.
- Preço: desde 35€ duplo · Ver preços
- Data da estadia: mai. 2013