Chegou a ser a cidade romana mais importante do território português, mais ainda depois de ter sido escolhida por Júlio César para formalizar a paz com os lusitanos. Chamava-se Pax Julia; é Beja, nos dias de hoje. Capital de distrito e sede do maior concelho de Portugal (tem 1.106 km2!), a cidade tem muitas razões a justificar uma visita. E, entre hotéis, pousadas, guesthouses e casas de turismo rural, não faltam alternativas onde ficar em Beja.
Um dos seus monumentos mais reconhecidos é o Castelo de Beja, mandado construir por D. Dinis, com a mais alta torre de menagem de toda a Península Ibérica. É, aliás, um dos melhores miradouros da cidade, de onde é possível avistar a extensa planície alentejana. A capital do Baixo Alentejo é também uma das capitais gastronómicas de uma região famosa por iguarias como o ensopado de borrego, a sopa de cação, as migas com entrecosto, os espargos com ovos e sopas de tomate. Delícias a experimentar, de preferência a ouvir cante alentejano.
No que toca ao alojamento, deixo então as melhores sugestões onde dormir em Beja, incluindo algumas unidades mais afastadas da malha urbana (mas sem nunca sair do concelho!) cuja qualidade e distinção podem justificar a viagem.
Onde dormir em Beja (os melhores alojamentos)
Bons hotéis em Beja
Dos quatro ou cinco hotéis na cidade, a Pousada de São Francisco, também conhecida como Pousada do Convento de Beja, é sem dúvida dos melhores. Ocupa um antigo convento franciscano do século XIII – foi o convento onde a freira Mariana Alcoforado, Soror Mariana, escreveu uma página importante da história e da literatura, ao assinar “As Cartas Portuguesas” ao soldado francês por quem se apaixonou. A Cláudia Silveira já teve oportunidade de dormir na Pousada de São Francisco e ficou com boas impressões.
Os melhores apartamentos em Beja
Uma boa ideia não é tudo, mas quase. E os donos da Guest House Stories tiveram uma belíssima ideia: disponibilizar 12 quartos em pleno centro histórico de Beja, a preços acessíveis e com uma excelente qualidade de serviço e uma decoração surpreendente. Adequada a quem gosta de literatura, mas não só.
Cada quarto da guesthouse é dedicado a um escritor português – Sérgio Godinho, José Luis Peixoto, Ana Margarida Carvalho, Afonso Cruz, Gonçalo M. Tavares, Rodrigo Guedes de Carvalho, Dulce Maria Cardoso, David Carvalho, para citar alguns. Todos têm casa de banho privativa, e o mais difícil pode ser escolher entre os autores. A Guest House Stories foi mesmo uma belíssima ideia e é hoje uma excelente opção onde ficar em Beja.
Um pouco mais afastado do centro da cidade, o Monte das Beatas – Alojamento Local oferece quartos com decoração simples, um terraço com vista para a cidade e uma piscina a que não faltarão clientes nos meses de verão. Inserido numa quinta moderna, o Monte das Beatas é gerido por um casal de biólogos, que pugna pelo respeito pela Natureza e pelos animais (para além do casal, e da filha, habitam a quinta mais três cães).
Casas de Turismo Rural acolhedoras em Beja
A Herdade dos Grous é uma propriedade rural que tem tudo – jardins, piscina, campo de ténis, sauna, lago artificial, cavalos, vinhas e olivais. São 687 hectares, onde se produz um vinho premiado, que os hóspedes podem naturalmente degustar e, dependendo da época, observar o seu processo de vinificação. As suites têm área de estar e uma vista para a propriedade.
O Monte da Diabraria, por seu lado, tem uma paisagem incrível e uma tranquilidade quase palpável. Este agro-turismo fica a seis quilómetros da cidade de Beja e conserva o ambiente rural, onde pontuam tratores e alfaias, e planícies a perder de vista, com campos de cereais e girassóis. Tem também uma aprazível piscina exterior e um restaurante muito elogiado.
Para quem procura uma alternativa menos tradicional e dá primazia a um pendor mais simples e moderno, o Terras – Agro-turismo é outra boa opção.
Casas de férias em Beja
Se o objetivo for encontrar uma solução em autonomia, uma pequena casa ou apartamento no centro da cidade – seja para passar um fim-de-semana ou umas férias mais prolongadas -, também há boas soluções em Beja.
A Casa Centro Histórico de Beja é um agradável apartamento de dois quartos que, tal como o nome indica, fica no centro da cidade (a 600 metros do Castelo de Beja). Para quem precisa de soluções mais espaçosas, a Casa Idalina é uma moradia integrada numa zona residencial da cidade, a Urbanização Quinta D’El Rey, e é também uma boa alternativa onde ficar em Beja.
Escolha da Hotelandia
Pela originalidade da ideia, pela simplicidade da sua execução, pela localização excelente – bem no centro da cidade – e pela imbatível relação qualidade/preço. A escolha Hotelandia em Beja, onde há tantas quintas, montes e até conventos, acaba por recair na Guest House Stories.
Perguntas Frequentes
Quantas noites deve ficar em Beja?
Para poder visitar com calma os monumentos e museus da cidade, ter boas experiências gastronómicas e visitar, nas redondezas, sítios arqueológicos como a Villa Romana de Pisões, recomendam-se um mínimo de duas noites.
Quais os melhores hotéis acessíveis?
A Pousada de São Franscisco – Convento de Beja, o Monte das Beatas Alojamento Local e o Terras- Agroturismo & Vinhos oferecem nos seus alojamentos comodidades para pessoas com mobilidade condicionada.
Há hotéis com posto de carregamento para carros elétricos?
Não há nenhum hotel que ofereça esta valência em Beja; mas, a dez quilómetros da cidade, o Monte Capitão Country House tem um posto de carregamento para veículos elétricos. Trata-se de uma casa de férias com quatro quartos e piscina privativa.