Capital do distrito a que dá o nome, Castelo Branco é uma das principais cidades da Beira Baixa, um verdadeiro pólo de atração a partir do momento em que os templários a escolheram e ali deixaram um bonito castelo. Setecentos anos depois, há muitas razões para visitar a cidade albicastrense; e há, claro, boas sugestões de alojamento onde ficar em Castelo Branco.
O castelo medieval e o miradouro de São Gens são de entrada gratuita e oferecem uma das melhores vistas para o casario albicastrense. Entre esse casario pontuam ainda solares fidalgos e ricas igrejas; mas a principal atração é mesmo o antigo Paço Episcopal do Bispo da Guarda, construído em 1596, e o seu famoso Jardim Barroco.
Castelo Branco é também sede do Museu Cargaleiro, um dos mais importantes escultores e ceramistas nacionais. Um dos produtos típicos da região são as colchas de linho bordadas com fio de seda natural, conhecidas como bordado de Castelo Branco.
Com tantas boas razões para visitar a cidade, aqui ficam algumas sugestões de hotéis e bons apartamentos para ficar em Castelo Branco, bem como excelentes sugestões de turismo rural no concelho.
Onde dormir em Castelo Branco (os melhores alojamentos)
Hotéis em Castelo Branco
Não há uma diversidade muito grande na oferta de hotéis em Castelo Branco. Na verdade, há quatro hotéis bem no centro da cidade, ou muito próximo dele, mas nenhum deles se destaca de forma assertiva.
O Hotel Mélia Castelo Branco é um típico hotel quatro estrelas, apostado no segmento corporate, com infraestruturas adequadas a reuniões empresariais. O melhor é mesmo a vista para o centro histórico, beneficiando da sua localização no topo de uma pequena colina.
Mesmo no centro, fica o mais tradicional Rainha Dona Amélia Arts & Leisure, um hotel que sofreu uma remodelação recente e com a vantagem de estar localizado no interior da zona comercial da cidade.
Os melhores apartamentos em Castelo Branco
Em pleno centro histórico da cidade, o Casa 92 – Os Lugares da Castraleuca ocupa um edifício que é um belíssimo exemplar da arquitetura do Estado Novo, muito bem recuperado e decorado. Oferece suites e apartamentos, e alguns deles têm uma vista privilegiada para o casario da cidade.
O alojamento local Amoreirinha Rui Barata está também muito bem localizado, central mas numa zona muito tranquila, próxima de cafés, restaurantes e supermercado. Tem estacionamento privativo e um serviço de aluguer de bicicletas para quem se quiser aventurar pela região em duas rodas.
As melhores casas de Turismo Rural em Castelo Branco
O Monte da Fonte Santa de São Luís fica a dez minutos de carro da cidade de Castelo Branco, numa quinta com animais que fazem a delícia das crianças. Esta casa de turismo rural está situada bem no meio da natureza e está particularmente adaptada a receber casais com crianças, já que oferece quartos familiares muito espaçosos e um pequeno-almoço muito elogiado pelos hóspedes.
Um pouco mais afastado, Belgais fica em Escalos de Baixo, a 25 quilómetros de Castelo Branco, e dispensa apresentações aos conhecedores do percurso de Maria João Pires. Foi aqui que a aclamada pianista encontrou o seu refúgio, que partilha com os hóspedes que, tal como ela, procuram isolamento, tranquilidade, uma imersão na natureza e um contacto próximo com a música clássica e outras formas de arte.
Casas de férias em Castelo Branco
A Casa de Perais fica numa antiga escola primária, transformada para acolher dois quartos uma acolhedora sala e cozinha completamente equipada. Este local da freguesia de Perais fica a cerca de 25 quilómetros da cidade de Castelo Branco, muito perto do rio Pônsul e de uma vasta rede de percursos pedestres.
Escolha da Hotelandia
O Casa 92 – Os Lugares da Castraleuca é um bom exemplo dos efeitos positivos que pode ter o turismo na recuperação das cidades. A qualidade dos apartamentos e dos estúdios, toda a tecnologia que incorporam, a luminosidade dos espaços e a beleza e simplicidade da decoração não deixa margem para dúvidas: é a escolha Hotelandia para ficar em Castelo Branco.
Perguntas Frequentes
Quantas noites deve ficar em Castelo Branco?
Um fim-de-semana (duas noites) deve ser suficiente para conseguir visitar as principais atrações da cidade de Castelo Branco, a começar pelos magníficos jardins do Paço Episcopal, o castelo e o miradouro de São Gens. A cidade tem uma oferta muito diversificada e interessante de museus, entre os quais o museu Cargaleiro; mas todos eles são muito próximos, não exigindo grandes deslocações.
Quais os melhores hotéis acessíveis em Castelo Branco?
O Rainha Dona Amélia Arts &Leisure tem acessibilidades para cadeiras de rodas, wc com barras de apoio e lavatórios rebaixados. O Hotel Mélia Castelo Branco também tem a indicação de ter infraestruturas adequadas a hóspedes com mobilidade reduzida.
Há hotéis com posto de carregamento para carros elétricos?
Sim, o Amoreirinha Rui Barata tem um lugar de estacionamento privativo com carregamento para veículos elétricos.
Há muitas mais opções hoteleiras onde ficar em Castelo Branco, mas estas são as que cumprem os nossos critérios de qualidade, preço e localização. São também hotéis que recebem constantes elogios por parte dos seus hóspedes. Caso procure outro tipo de alojamento (ou os hotéis aqui referidos estejam lotados), veja o artigo sobre os melhores hotéis em Castelo Branco no Alma de Viajante ou pesquise diferentes alternativas usando o link abaixo.