Montebelo Viseu Hotel & Spa
Há um momento em que me vem à cabeça o filme “O amor é um lugar estranho”. Não porque o Montebelo Viseu Hotel & Spa tenha algo semelhante ao Park Hyatt de Tóquio – na verdade, qualquer semelhança seria pura (e improvável) coincidência. Mas vou para o meu quarto, que é uma suite, na ala nova do hotel, e o grande saguão em torno do qual se alinham dezenas de portas em vários andares faz-me evocar a mesma sensação de solidão pós-moderna que perpassa o filme.
O cenário é irrepreensivelmente moderno, a iluminação algo feérica – a enorme cúpula, que é um casco de navio ao contrário, já só deixa entrar a escuridão noturna – cai sobre um enorme salão no rés-do-chão, que é um espaço vazio com dois conjuntos de sofás. Detenho-me um pouco nessa sensação que estava condenada a não durar muito. Para o elevador encaminham-se alguns rapazes, touca já na cabeça, a toalha pelos ombros. O destino é o spa do hotel, onde as famílias que vi chegar uma hora antes se reúnem em volta da piscina. Na água, no jacuzzi, nas espreguiçadeiras dão o pontapé de saída no fim de semana.
Cheguei num momento de charneira na rotina (informal) do Montebelo Viseu Hotel & Spa. À sexta-feira há uma espécie de troca no hotel – a semana vê chegar homens de negócios, é do trabalho; o fim de semana assiste ao desfilar de famílias, casais, grupos de amigos, é tomado pelo lazer. Porque se o hotel tem reputação vasta no segmento corporate, parece-me que são as famílias que mais ganham estando aqui. Mesmo que lá fora a chuva miudinha seja persistente.
A piscina interior, com elegantes colunas, vem acompanhada de sauna, banho turco e ginásio – além das massagens à la carte. Há salão de jogos e até, uma raridade, um enorme salão para fumadores. Para crianças, o entretenimento é marcado e às sextas e sábados o bar-lounge tem pianista a transitar pelo jazz e bossa nova. Se estamos no verão, a piscina exterior recebe aulas de hidroginástica e aeróbica enquanto para o relvado transborda o ginásio. Porém, como o Montebelo Viseu Hotel & Spa pertence ao grupo Visabeira, a sua oferta transcende o espaço físico onde se implanta. Um bar e pista de gelo, golfe e parque radical, bowling e experiências rurais estão disponíveis para os hóspedes do hotel com preços especiais.
Depois de uma noite bem dormida, ansiava ver a vista do quarto, parede quase toda transparente onde a noite se iluminava com uma miríade de luzes amarelas. A manhã chega com névoas que, ao dissiparem-se, revelam uma tapeçaria que entrelaça prédios e montes verdejantes a encararem a paisagem. O MontebeloViseu Hotel & Spa está no centro de Viseu, mas nunca perde de vista a ruralidade.
Como é o Montebelo Viseu Hotel & Spa?
“Pode ter maior vocação empresarial, mas a verdade é que o lazer lhe fica muito bem. Hotel urbano a olhar o campo, conjuga relaxe e diversão com à vontade – dentro e fora de portas.” Andreia Marques Pereira
Localização
O Montebelo Viseu Hotel & Spa está a uma caminhada de 20 minutos do centro histórico de Viseu – de carro, consideravelmente menos -, com entrada por uma larga avenida.
Morada: Urbanização Quinta do Bosque, 3510-020 Viseu
Quartos
São 172 os quartos que constituem a oferta do Montebelo Viseu Hotel & Spa, incluindo uma suite presidencial. Este foi o melhor alojamento do hotel até ser substituído por uma penthouse, durante a remodelação de 2003 que acrescentou uma ala ao edifício original, de 1996. A penthouse é claramente uma extravagância – começa no preço, 2.200€, passa pela área, 500 m2, pela decoração, com Vista Alegre e Atlantis em abundância, e termina nas comodidades que incluem um “espaço bem-estar” com sauna, turco, jacuzzi e solário. Eu fiquei numa suite executive, um pequeno apartamento com decoração discreta, jogando com o contraste do mobiliário de madeira escura e alcatifas claras. O estilo é contemporâneo e estende-se aos outros quartos do hotel, todos servidos de LCD, secretária e sofá. Na casa de banho da minha suite, destaque para a banheira, de hidromassagem e uma série de botões a prometer muitos tipos de relaxamento.
Atmosfera
É um hotel com caráter empresarial acentuado e isso reflete-se no ambiente geral, que pode parecer anódino e gigantesco. Tem contudo pormenores mais acolhedores, como o bar-lounge com o piano e os quadros em volta, e o restaurante, onde se come muito bem. É extremamente luminoso nas traseiras do rés-do-chão, com paredes de vidro abrindo para um terraço enorme que dá meia-volta ao edifício.
Pequeno-almoço (café da manhã)
Pequeno-almoço variado que aposta em produtos da terra. Esperem-se queijos variados, bolos caseiros e várias qualidades de pão.
Conclusão
- Pontos fortes: conforto, localização na região, restaurante.
- Pontos fracos: um pouco impessoal.
- Em resumo: um hotel competente.
- Ideal para: viajantes em negócios e famílias.
- Preço: desde 76€ duplo · Ver preços
- Data da estadia: nov. 2013