Apesar de ser um país pequeno, Portugal é um assinalável gigante no que às tradições da vinha e do vinho diz respeito. De norte a sul do país, do Douro ao Alentejo, passando pelo Minho e pelo Dão, há em Portugal continental néctares de fazer chorar os Deuses. E há hotéis vínicos que permitem conhecê-los de perto, aprofundar as suas histórias, degustar as suas tradições.
A lista de hotéis vínicos de Portugal que aqui trazemos é criteriosa. Procurámos os alojamentos com os maiores elogios dos seus hóspedes e os que permitem experiências diversificadas nos seus territórios. E quisemos sugerir aqueles que oferecem as melhores paisagens e vivências. Os que convidam a abrir as janelas e a relaxar em terraços de forma a contemplar videiras, em bardos ou ramadas.
Não é obrigatório gostar de vinho para desfrutar de um hotel vínico. Mas quem apreciar beber um copo encontrará nestas recomendações uma incrível mais-valia. Eis, pois, quinze dos melhores hotéis vínicos de Portugal. Para uma estadia de sonho em ambientes tranquilos.
Os melhores hotéis vínicos de Portugal
1. Casa do Rio Wine Hotel
A arquitetura, interior e exterior, impressiona. A envolvência também. O Casa do Rio tem uma vista privilegiada sobre o Douro (e uma piscina de beiral infinito também). A propriedade pertence à Quinta do Vallado, dona de um outro soberbo alojamento na Régua, que decidiu alargar a sua área de vinhas próprias, chegando ao Douro Superior; mais concretamente a Castelo Melhor, a 13km de Vila Nova de Foz Côa e 47km de Mirandela. Esta é uma das melhores opções para vivenciar o portentoso Douro em todo o seu esplendor.
Reservar Casa do Rio Wine Hotel
2. Quinta do Vallado Wine Hotel
O Quinta do Vallado Wine Hotel é um design hotel inserido numa vinha que se estende ao longo das margens do Rio Corgo, um afluente que chega ao Rio Douro na Régua. Recebe hóspedes desde 2005, mas foram as profundas alterações efetuadas em 2012 que o deixaram com duas unidades hoteleiras: a Casa Tradicional, com cinco quartos, que pertenceu a Dona Antónia Adelaide Ferreira (a lendária Ferreirinha), e o Hotel Rural, com oito quartos, num projeto em que arquiteto Francisco Vieira de Campos utilizou essencialmente xisto. O hotel organiza visitas à adega com sessões de degustação de vinhos, todos os dias às 17:00. Como escreveu a Maria João Veloso sobre a Quinta do Vallado, “não é obrigatório gostar-se de vinho para se ter uma experiência memorável”. Será sempre uma estadia inesquecível.
3. Quinta da Gricha
A piscina de beiral infinito e o terraço panorâmico da Quinta da Gricha são o cenário ideal para fazer provas dos premiados vinhos da Churchill’s. Quanto ao alojamento propriamente dito, a oferta resume-se a cinco quartos de luxo inseridos numa casa recentemente modelada que ocupa o coração da quinta, em Ervedosa do Douro. Um luxo.
4. Torre da Palma Wine Hotel
Um casal de farmacêuticos é o responsável pelo Torre da Palma, um design hotel surgido em 2014 e que rapidamente se converteu uma das referências da oferta hoteleira do Alentejo. Tem um total de 19 habitações, uma piscina interior e outra exterior, um spa e um restaurante onde se servem iguarias alentejanas – acompanhadas, de preferência e naturalmente, pelos vinhos da propriedade. A Torre de Palma fica a 10 minutos de carro de Monforte e a 40 minutos de Portalegre.
Reservar Torre de Palma Wine Hotel
5. São Lourenço do Barrocal
Falando em referências no Alentejo, é inevitável pensar no projeto de reconversão de um antigo monte alentejano num hotel de luxo, assinado pelo pritzker da arquitetura Eduardo Souto Moura.
O São Lourenço do Barrocal fica localizado em Reguengos de Monsaraz, perto da barragem do Alqueva, e em 2019 foi distinguido pela Monocle como um dos melhores hotéis do Sudeste da Europa. A propriedade tem 780 hectares e pertence à mesma família há dois séculos. O hotel dispõe de quartos e casas com vista para o campo, e tem ainda um restaurante, um lounge bar e um bar de piscina, uma adega, loja e comodidades infantis. Entre as muitas atividades propostas, encontram-se passeios a cavalo e de bicicleta, piqueniques na propriedade e degustações de vinhos.
Reservar São Lourenço do Barrocal
6. Quinta de Ventozelo
Propriedade da empresa Gran Cruz, a Quinta de Ventozelo está inserida numa área com mais de 400 hectares (entre os quais 200 de vinha e 150 de mata mediterrânica protegida) e está preparada para receber todo o tipo de hóspedes, em visitas curtas ou prolongadas. Recomendamos as últimas, claro, e há muito por onde escolher entre os alojamentos disponíveis. O hotel dispõe ainda de um restaurante (Cantina de Ventozelo), de uma mercearia, de um centro de interpretação e de uma piscina exterior com um enquadramento imbatível.
7. Monverde – Wine Experience Hotel
A vinha é a alma da Quinta de Sanguinhedo, e Fernando Pinheiro, o arquiteto que desenhou o Monverde – Wine Experience Hotel, quis que a vinha se visse de todos os quartos, que entrasse pelos olhos dos hóspedes onde quer que estes se encontrassem. Queria, no fundo, provocar sensações.
E conseguiu-o, diz Filipe Morato Gomes, que já pernoitou no Monverde – Wine Experience Hotel e diz que a prova de vinhos é apenas uma das experiências ligadas ao vinho que o hotel proporciona aos hóspedes mais curiosos. Desde criar o seu próprio vinho até aos tratamentos de vinoterapia, ou mesmo as atividades na vinha propriamente ditas – como plantar, podar ou vindimar. Não faltam por isso motivos para ir ficando; ou para voltar.
Reservar Monverde – Wine Experience Hotel
8. A Serenada
A proprietária do enoturismo A Serenada, Jacinta Sobral, recorda-se d’A Serenada desde sempre. Foi o pai de Jacinta quem, em 1961, teve a bela ideia de plantar “umas videiras” (Castelão, Baga, Camarate e Bastardo) que dariam, anos mais tarde, origem ao vinho Cepas Cinquentenárias Tinto. Primeiro vendido aos amigos, e aos amigos dos amigos. Desde 2013, e quando os primeiros quatro quartos abriram ao público, os clientes passaram a hóspedes; e a Serenada foi sendo ampliada, mas nunca perdeu a sua vocação familiar.
9. Herdade do Sobroso
A Herdade do Sobroso combina o alojamento rural com o enoturismo, e até oferece a possibilidade de, quando chega a hora, permitir aos hóspedes participar nas vindimas. Há brancos, tintos e rosés com a predominância das duas castas autóctones da região da Vidigueira (Antão Vaz nos brancos e Alfrocheiro nos tintos). E, apesar de toda a envolvência convidar ao ócio, como nos descrevia Cláudia Silveira após pernoitar na Herdade do Sobroso, há bastante com que ocupar o tempo junto à herdade. Pode pescar no Guadiana, fazer um wine tour que inclui um passeio de jeep pela vinha com das devidas explicações, e há ainda bicicletas e caiaques ao dispor dos hóspedes.
10. Quinta Nossa Senhora do Carmo
A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo foi a primeira quinta de vinho no Douro a abrir ao público em modo enoturismo. Está agora nas mãos do grupo Amorim, que oferece aos visitantes o luxo de vivenciar o ambiente de uma casa senhorial, localizada junto ao edifício original da adega, datada de 1764. Os 11 quartos da quinta oferecem vistas sobre os socalcos de vinha centenária. Durante a estadia é possível fazer uma caminhada revigorante pelas três rotas sinalizadas na quinta, ao longo de 8km.
Reservar Quinta Nossa Senhora do Carmo
11. Quinta de Lourosa
No coração da região dos vinhos verdes, e com uma apreciável produção própria, a Quinta da Lourosa é também uma casa de campo rústica, que disponibiliza acomodações em quartos confortáveis e num apartamento duplex. O proprietário, Rogério de Castro, é um catedrático de viticultura. O seu apego à terra estende-se à família: mulher, filhos e netos participam no dia-a-dia da propriedade.
A Quinta de Lourosa oferece visitas guiadas às vinhas e adega, provas de vinhos. Fica a cinco minutos de carro do centro de Lousada e dispõe de um parque infantil e de um tabuleiro de xadrez gigante para que pequenos e adultos se divirtam ao ar livre.
12. Herdade da Malhadinha Nova
Conforto, serenidade, tranquilidade, luxo. A Herdade da Malhadinha é um alojamento de luxo que rapidamente conseguiu boa reputação entre os portugueses. Localizada a um escasso quilómetro da Auto-Estrada IP2, a Malhadinha tem piscina panorâmica, spa e bicicletas gratuitas. Os hóspedes referem o apreciável pequeno-almoço e o excelente restaurante, “quer nos snacks ao almoço, quer ao jantar”, seja “no estilo mais elaborado ou tradicional”. A visitar, portanto.
Reservar Herdade da Malhadinha Nova
13. Quinta da Pacheca
A Quinta da Pacheca é conhecida por ter sido uma das primeiras da região a engarrafar vinhos do Douro com a sua própria marca. Já renasceu várias vezes, como o Filipe Morato Gomes aqui contou após visitar a Quinta da Pacheca; e ainda renasceu mais uma, oferecendo alguns quartos em gigantescas pipas de vinho que espalhou pela histórica quinta. Sem surpresa, são a tipologia mais procurada.
14. Quinta de La Rosa
Localizada no coração do Douro, junto ao Pinhão, a Quinta de La Rosa recebe visitas há mais de 20 anos. Disponibiliza 23 quartos com diferentes tipologias, dando aos hóspedes a possibilidade de escolher entre a atmosfera e excentricidade dos 100 anos de história da Casa Principal ou os quartos mais recentes. Da piscina, assim como dos quartos da Quinta de La Rosa, é possível usufruir de uma vista de eleição para o Douro.
15. Madre de Água Hotel Rural
Muito perto do centro da cidade de Gouveia, em plena encosta da Serra da Estrela, o Madre de Água Hotel Rural está inserido numa quinta produtora de vinho, queijo e azeite. Os hóspedes são convidados a participar nas atividades diárias da quinta, pelo que podem levar ovelhas a pastar – ou até mesmo ordenhá-las! -, circular pelas vinhas ou desfrutar de um piquenique. Nos dias de muito calor – e aquece muito, na Serra -, a piscina exterior é o espaço mais convidativo.
Reservar Madre de Água Hotel Rural
Mapa dos hotéis vínicos em Portugal
Há, naturalmente, de norte a sul do país, outros hotéis vínicos em Portugal com potencial para fazer as delícias dos visitantes. Procuramos, nesta montra, ter os melhores, garantindo em simultâneo variedade de regiões e experiências, com a certeza de que ficará bem hospedado em qualquer um deles.