Não chega a ser um segredo, porque ele já está desvendado, descrito, divulgado. Criaram-se associações, rotas, percursos, pacotes temáticos. Mas ainda podemos falar de reserva e de recato, de véu e de surpresa, enfim, de sensações de refúgio e de encanto que quase se podem palpar quando nos deixamos perder por uma das 12 aldeias que compõem a Rota das Aldeias Históricas em Portugal: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-velha, Linhares da beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.
Visitamos estas aldeias para “ouvir” as pedras a falar de história, e para sentir o dia-a-dia pacato, para trazer tranquilidade aos dias agitados de de hoje. Não é um segredo em si mesmo, mas há sempre segredos a desvendar nestas aldeias históricas e o mais difícil é escolher. O melhor mesmo é programarmo-nos para as conhecermos a todas. Com calma. Por onde começar?Aqui ficam dez sugestões de hotéis na rota das 12 Aldeias Históricas.
Hotéis nas Aldeias Históricas de Portugal
1. Belmonte – Pousada do Convento de Belmonte
Com vista privilegiada para a Reserva Natural da Serra da Estrela cada quarto deste boutique hotel oferece mobiliário antigo, camas de ferro forjado e acabamentos em pedra. Fica situada no mosteiro medieval de Nossa Senhora da Esperança.
Reservar Pousada do Convento de Belmonte
2. Castelo Mendo – Casa da Cidadela
A lareira a aquecer as paredes de pedra são a imagem ideal para esta Casa da Cidadela, bem no coração de Castelo Mendo: as paredes são assumidamente antigas, e históricas, mas não lhes falta o conforto que os padrões de hoje exigem (para quem está a pensar no frio, os quartos também são aquecidos). Fica perto o suficiente da Guarda (são só 15 quilómetros) mas suficientemente longe de tudo.
3. Castelo Novo – Casa Petrus Guterri
No coração histórico de Castelo Novo, sob a sombra do campanário da aldeia, a casa Petrus Guterri impõe-se pela arquitectura que desafia, mas que se adequa à envolvente. A serra da Gardunha fica a dois passos. Há lareira e wi-fi para os momentos passados em casa.
4. Castelo Rodrigo – Casa da Cisterna
A Ana Pedrosa chamou-lhe “Um ninho de Sonho” e é mesmo assim que ficamos: a sonhar. Com o conforto que nos trás a sensação de ninho, o espaço acolhedor a que regressamos depois de voar pelas redondezas. E que redondezas!
5. Castelo Rodrigo – Casa da Amendoeira
O nome é mais do que apropriado, mas não é só na altura das amendoeiras em flor que esta Casa da Amendoeira se impõe como lindíssimo e acolhedor destino. A simpatia começa na cesta de fruta deixada no quarto, e mantém-se em todos os pequenos grandes detalhes que garantem aos hóspedes que se irão lembrar da estadia.
6. Linhares da Beira – Inatel Linhares da Beira
É o local ideal para quem se quer perder nas aventuras radicais que oferece Linhares da Beira, cercada pela Serra da Estrela. O campo de ténis e a piscina estão lá para garantir ocupação a quem gosta de exercício físico,e as esplanadas estão para quem gosta do exercício de contemplar.
Reservar Inatel Linhares da Beira
7. Marialva – Casas do Coro
O João Ferreira Oliveira ficou rendido por o terem mandado dormir na rua, e disse que esse eram um dos grandes cartões de visita destas Casas do Coro. E nós só podemos concordar, porque dormir na rua, sob o céu de Marialva e na paisagem de Meda, encravada entre o Douro e a Beira soa mesmo a experiência imperdível.
8. Monsanto – Casa da Ti Piedade
Há quem diga que Monsanto é a mais bonita aldeia de Portugal, mas nós não entramos nesse campeonato, porque anda temos de conhecer muitas. mas admitimos que está mesmo bem colocada nesta competição. E a Casa da Ti Piedade, está muito bem colocada na aldeia, a cerca de 400 metros do histórico Castelo e das Muralhas de Monsanto.
9. Piódão – In Xisto Lodges
Já toda a gente ouviu falar de Piódão – e quem não ouviu, que atire a primeira pedra. E é de pedras, das lindas e típicas pedras de Xisto que toda a gente se recorda. Este InXisto Lodges dá-nos casas de Xisto com janelas panorâmicas. Que mais poderemos querer?
10. Sortelha -Casas da Lagariça
Parque infantil, comodidade para churrascos, jardim, terraço. Tanto na Casa da lagariça, que aqui escolhemos, como na Casa da Calçada, que fica mesmo ao lado, e é dos mesmos donos. Quem for a Sortelha fica muito bem servido, entre paredes que remontam ao longínquo ano de 1768.
Tem outras sugestões de alojamento na rota das 12 Aldeias Históricas de Portugal?