Vitória Village
Foi uma entrada triunfal, ao melhor estilo James Bond (mas sem Bond girls). Cheguei ao centro do Porto de carro, fui conduzindo pela estreitíssima Rua da Vitória até identificar a casa senhorial que alberga o Vitória Village e parei à porta do hotel. Seguindo indicações de uma simpaticíssima funcionária que entretanto me veio receber, entrei com a viatura em marcha lenta pela porta principal do hotel (não é equívoco literário, é mesmo assim) até parar dentro de um apertado elevador que me haveria de levar – a mim e ao carro – ao parque de estacionamento exterior do outro lado do edifício principal do hotel. Wow! O efeito surpresa deixou-me um sorriso nos lábios.
Na receção, piso térreo da Casa dos Constantinos, a antiga “casa dos criados” de uma enorme quinta portuense, Patrícia fez as honrarias com boa disposição e profissionalismo, ficando eu num ápice a saber tudo o necessário para uma estadia sem mácula no Vitória Village. Tivesse chegado de fora do Porto (o hotel recebe imensos hóspedes brasileiros) e ficaria de imediato com uma ideia clara sobre o que visitar na cidade, tal a clareza e abundância de sugestões. Fiquei por exemplo com vontade de experimentar as eBike, bicicletas elétricas da Smart que permitiriam redescobrir o Porto de forma lenta num dia solarengo (não era o caso).
Atravessada a Casa dos Constantinos em direção ao interior da propriedade, era notório o contraste entre a imponência histórica da casa senhorial, austera e linda, com uma imponente escadaria de pedra, parede branca e vedações de ferro no balcão e varanda, e a modernidade retangular do novo edifício onde me foi atribuída uma Villa T1 Duplex. Sim, nova surpresa: o Vitória Village é um hotel de apartamentos.
Cruzei a porta-janela gigantesca (luz é coisa que não falta nestes apartamentos) e encontrei um espaço desafogado, demasiado amplo para uma pessoa só (ninguém vem para o Vitória Village sozinho), com espaço para sala de estar, cozinha e, no topo da escadaria, um quarto igualmente amplo e uma casa de banho com luz natural (adoro). A decoração era sóbria e com predominância de tons pastéis, exceção feita às cores mais berrantes do mobiliário da cozinha – que não utilizei. Poderia ter ficado logo ali, instalado para uma bela noite de sono, mas decidi sair para um repasto num dos muitos bons restaurantes das proximidades do hotel (à primeira vista não parece, mas a localização do Vitória Village é excelente, perto de quase tudo no centro histórico do Porto).
Antes de dormir – e que noite descansada passei! -, pus-me a explorar os espaços exteriores do hotel e encontrei o meu recanto de eleição no Vitória Village: um pequeno recanto no final do jardim, altaneiro à sala de pequenos-almoços. Era uma espécie de miradouro acessível por uma pequena escadaria de pedra com vista para a casa senhorial que entretanto alberga o novo Flores Village Hotel e, ao fundo, a Sé do Porto iluminada. Não fora o frio de uma noite de inverno e teria com toda a certeza ali ficado a contemplar o casario portuense de copo de vinho na mão.
De regresso ao quarto, abri a excelente brochura de divulgação do hotel e encontrei a frase que resume na perfeição a minha estadia no Vitória Village: “Quarto com vista sobre a história”. É isso mesmo. Boa noite!
Como é o Vitória Village?
“Ninguém imagina o que se esconde por detrás da fachada desta casa senhorial da Rua da Vitória.” Filipe Morato Gomes
Localização
À primeira vista, e especialmente para quem chega de carro, a localização do Hotel Vitória Village parece pouco conveniente. Mas rapidamente se percebe que, na verdade, as ruas estreitas e labirínticas, aliadas a providenciais escadarias urbanas, colocam o hotel a um passo de quase tudo: do Palácio da Bolsa à Ribeira, da Torre dos Clérigos à Avenida dos Aliados, incluindo ótimos restaurantes e a vida noturna da Rua Galeria de Paris, tudo está a curtas caminhadas a pé do Vitória Village. A estação de metro mais próxima fica a 400 metros de distância.
Morada: Rua da Vitória 29, 4050-634 Porto
Quartos
O Vitória Village oferece quartos Estúdio Superior no edifício histórico principal denominado Casa dos Constantinos, uma Suite presidencial, dois Estúdios Deluxe e diversos apartamentos modernos (designados Villa T1 Duplex) edificados no novo edifício construído no meio do jardim. Conheci apenas uma das suites – um quarto enorme localizado próximo da receção no rés-do-chão, perfeito para quem viaja com muita bagagem – e os apartamentos Villa T1 Duplex, que serão porventura a grande mais-valia do hotel. Eu fiquei num apartamento duplex que acomodaria tranquilamente quatro hóspedes; no piso térreo tinha um espaço de lazer com sofá, televisão e mesa para refeições, e uma cozinha razoavelmente equipada para quem preferir preparar as suas próprias refeições – ideal para quem viaja com crianças de tenra idade; no piso superior, um quarto amplo e muito agradável, e uma casa de banho impecável e com fartura de luz natural.
Atmosfera
É difícil de associar um único tipo de hóspedes ao Vitória Village. Ao pequeno-almoço, encontrei duas famílias estrangeiras do sul da Europa com filhos pequenos, e um casal mais velho que me pareceu oriundo do Reino Unido, pelo que não me pareceu haver uma procura uniforme pelo tipo de alojamento oferecido pelo hotel. Será, pois, um ambiente eclético, naturalmente mais perto da atmosfera de um hotel de luxo, familiar e tranquilo, do que de um hostel festivo.
Quando pernoitei no hotel estava um frio invernal e por isso as áreas comuns, nomeadamente o jardim, não estavam a ser utilizadas pelos hóspedes; imagino que no verão o jardim seja ponto de encontro muito agradável.
Pequeno-almoço (café da manhã)
Tomado numa sala totalmente desadequada à dimensão do hotel, o pequeno-almoço estava no entanto perfeitamente adequado a um 4 estrelas. Para obviar o problema da falta de espaço – que será resolvido em 2014 -, o café da manhã pode ser servido nos apartamentos sem custos adicionais. Está incluído na diária.
Conclusão
- Pontos fortes: originalidade da entrada, apartamentos de qualidade, atendimento profissional, preço justo.
- Pontos fracos: sala de pequeno-almoço demasiado pequena (problema entretanto resolvido com a abertura do adjacente Flores Village Hotel).
- Em resumo: se procura tranquilidade numa zona tradicional do Porto, o Vitória Village é absolutamente recomendável.
- Ideal para: casais ou famílias com filhos.
- Preço: desde 72€ duplo · Ver preços
- Data da estadia: dez. 2013