A Vaca das Cordas é uma das festas populares mais carismáticas do Alto Minho. Decorre na belíssima vila de Ponte de Lima, e é um tipo de corrida de touros ao ar livre pelas ruas da vila – sinónimo de tradição e festa rija nas ruas do centro histórico.
Vai, por isso, precisar de um hotel ou turismo rural para descansar após muitas horas de folia (sim, vale a pena ficar a dormir em Ponte de Lima), pelo que preparei uma seleção com as melhores opções de alojamento para a Vaca das Cordas que, em 2016, está marcada para 25 de maio.Eis a nossa seleção de alojamentos em Ponte de Lima.
Veja também o que fazer em Ponte de Lima.
Onde dormir em Ponte de Lima durante a Vaca das Cordas
1. Mercearia da Vila
Um dos alojamentos mais populares de Ponte de Lima, a Mercearia da Vila é uma pousada localizada mesmo no centro da vila, com decoração rústica formada por tons suaves e piso em madeira. O café da Mercearia serve petiscos portugueses.
2. Carmo’s Boutique Hotel
Membro dos Small Luxury Hotels of the World, o Carmo’s Boutique Hotel é uma opção de luxo para contrastar com o ambiente popular da Vaca das Cordas. Os aposentos combinam “design contemporâneo, detalhes luxuosos e o estilo lusitano tradicional”. As suites do Carmo´s Hotel também contam com uma cama de dossel. Há piscina exterior.
Reservar Carmo’s Boutique Hotel
3. Casa do Pinheiro – Turismo de Habitação
A Casa do Pinheiro está localizada no centro histórico de Ponte de Lima e consiste numa mansão tradicional. Todos os quartos possuem decoração em madeira, camas também em madeira ou em ferro forjado e um roupeiro. Alguns quartos têm ar condicionado e uma varanda com vistas para o jardim.
4. Paço de Calheiros
Uma das opções mais escolhidas em Ponte de Lima, o Paço de Calheiros encontra-se numa mansão do século XVII sobre as vinhas do Vale do Lima e dispõe de acomodações de estilo regional com mobiliário antigo. Possui uma piscina exterior e uma área lounge clássica.
5. ARC’otel
Hotel moderno no coração de Ponte de Lima, a 100 metros do Rio Lima e da Ponte Romana, e a 300 do Museu do Brinquedo e bem perto da ação nas festas da Vaca das Cordas. O ARC’otel está inserido em duas casas totalmente recuperadas e dispõe de quartos com vistas para a vila, televisão de ecrã plano por satélite, base de ligação para iPod e secretária.
Há naturalmente outras opções de alojamento entre os bons hotéis e casas de turismo rural existentes em Ponte de Lima para pernoitar durante a festa da Vaca das Cordas. Estas são, no entanto, as que mais nos enchem as medidas. Veja outros hotéis em Ponte de Lima.
O que é a Vaca das Cordas
“Podemos chamar-lhe a tradição mais tradicional de Ponte de Lima, pois perde-se no pó dos tempos a origem de tão peculiar manifestação. Em véspera do Dia de Corpo de Deus, ao final da tarde, milhares de pessoas aguardam impacientes defronte do portão da Casa de Nossa Senhora de Aurora que a Vaca das Cordas (atualmente um touro bravo) saia para as ruas e cumpra a tradição.
Para gáudio de todos, corre em direção à Igreja Matriz, guiada por cordas, onde a praxe obriga a dar três voltas e, posteriormente, é encaminhada para o Largo de Camões, local em que muitos dos espectadores, mais incautos, correm o risco de cair à água no Chafariz Nobre.
Até ao pôr-do-sol, no areal junto ao rio, as correrias, os trambolhões e as quedas sucedem-se, numa cadência de espetáculo e de emoção que só acontece na Vaca das Cordas.” In Câmara Municipal de Ponte de Lima