O Primavera Sound do Porto está de novo à porta e é um daqueles festivais que vale apena assistir na totalidade. Talvez não seja até exagero considerá-lo o melhor festival de música de Portugal. A música é Indie e o ambiente é descontraído – pode ouvir bandas extraordinárias no relvado do Parque da Cidade enquanto saboreia tranquilamente um copo de vinho tinto.
O Primavera Sound tem lugar numa zona fechada do Parque da Cidade com entrada pela Circunvalação (virada a Matosinhos) e, apesar da organização do festival, em coordenação com os STCP, reforçar o transporte em autocarros de e para o centro do Porto, se puder ficar nas imediações do recinto tanto melhor. Para isso, sugere-se que pernoite durante as três noites do festival na zona da Foz, perto da Avenida da Boavista (Porto) ou, melhor ainda, em Matosinhos. Dessa forma, não depende de transportes e poderá ir a pé para o recinto do festival.
Dentro dessa premissa, estas são algumas das melhores opções de alojamento para desfrutar ao máximo do Primavera Sound sem preocupação de transportes. Optámos por recomendar a zona da Foz e Matosinhos para dormir, não só pela proximidade com a entrada do recinto mas também porque o alojamento na zona baixa da Avenida da Boavista é escasso (quase só apartamentos) e caro.
Note que nesta altura já não será fácil conseguir quarto para a totalidade das datas do festival, mas não custa tentar. Seja como for, já sabe: se quer assistir ao Primavera Sound do Porto, seja este ano ou nas próximas edições, reserve alojamento o quanto antes! Eis as nossas sugestões.
Veja também o que fazer em Matosinhos.
Primavera Sound: onde dormir (Matosinhos e Foz do Douro)
1. Casa do Godinho (guesthouse em Matosinhos)
Adoro a Casa do Godinho e considero-a uma das melhores opções de alojamento em Matosinhos. É “uma guesthouse com personalidade em tons charmosos, a dois passos da praia e dos bons restaurantes de peixe, bem à medida de hóspedes com bom gosto”.
2. Fishtail Sea House (hostel em Matosinhos)
Situado em Matosinhos, o Fishtail Sea House é um hostel localizado no centro de Matosinhos, com fácil acesso a pé ao Parque da Cidade, recinto do Primavera Sound. O hostel tem dormitórios, quartos privados e estúdios – os estúdios incluem uma casa de banho privativa e uma kitchenette; os quartos e dormitórios possuem acesso a casa de banho partilhada.
3. Surfivor Porto Surf (hostel na Foz do Douro)
O Surfivor Porto Surf Hostel está situado na área da Foz do Douro, Porto, ocupando uma renovada casa de praia do século XIX. Os hóspedes podem escolher entre um quarto duplo e uma cama em beliche num dormitório. O pequeno-almoço está incluído e está disponível uma cozinha totalmente equipada partilhada onde os hóspedes podem preparar as suas refeições. O Parque da Cidade pode ser alcançado a pé.
Reservar Surfivor Porto Surf Hostel
4. Pensão Central (hotel em Matosinhos)
A Pensão Central é um pequeno hotel tradicional, localizada no coração de Matosinhos. Simples, confortável e com alguns toques de modernidade, oferece uma excelenterelação qualidade / preço.
5. O Sardinhas (hostel em Matosinhos)
É um hotel novo e, por isso, aparece listado sob reserva. Ainda não o visitamos pessoalmente e não tem histórico de reviews mas, pelo que vimos, tem potencial para se tornar um hotel muito recomendado em Matosinhos. Os preços são muito acessíveis e, sendo ainda desconhecido, é provável que consiga vaga durante as datas do Primavera Sound.
Existem, naturalmente, muitas outras opções de alojamento para dormir durante o Primavera Sound. Desde logo, apartamentos arrendados diretamente pelos proprietários, ideais para um grupo de amigos. E muitos outros hotéis mais afastados do Parque da Cidade, nomeadamente no centro do Porto. Pela minha parte, recomendo estadia em Matosinhos ou Foz do Douro, até porque a combinação praia durante o dia e festival a partir do final da tarde parece imbatível. Bom festival – pode ver o alinhamento das bandas no site oficial!