O Trilho das Fisgas de Ermelo é um dos percursos pedestres mais emblemáticos de Portugal, que desvenda a beleza natural da Serra do Alvão e recompensa os caminheiros com o vislumbre de uma das mais bonitas (e altas!) cascatas de Portugal. Fisgas de Ermelo é o nome popular dado à fraturação do rio Olo, que se “enfisgou” nas rochas quartzíticas formadas há mais de 450 milhões de anos.
Por ser exigente fisicamente (tem um desnível acumulado de 650 metros) e por ter grandes áreas em que não há coberto vegetal em altitude que permitam fazer sombra, recomenda-se que o trilho seja iniciado bastante cedo. Para além disso, se a visita for feita durante o verão, será difícil resistir às lagoas que o rio Olo vai desenhando na paisagem, a montante da cascata, pelo que o melhor é mesmo programar a visita com tempo. Para ela contemplar uns mergulhos refrescantes.
Porventura, ficar em Mondim de Basto uma ou mais noites será mesmo a melhor opção (até porque há muitos outros passeios e trilhos interessantes nas redondezas). Sobretudo quando não faltam boas unidades de alojamento.
Os melhores hotéis em Mondim de Basto
1. Quinta da Baldieira
A Quinta da Baldieira fica a 13 quilómetros das Fisgas de Ermelo, oferece quatro casas individuais, para casais ou famílias. Da Casa da Mina, que parece uma casinha de bonecas com 20 metros quadrados mas todas as comodidades, à Casa de Vilar, com dois quartos e acesso direto à piscina. Todas as casas oferecem uma vista deslumbrante para os vales de Mondim de Basto.
2. Água Hotels Mondim de Basto
O Água Hotels um hotel de montanha, com categoria de quatro estrelas e uma remodelação recente (pelo menos posterior à visita da Andreia Marques Pereira, que aqui escreveu sobre a sua experiência) que o ampliou e lhe deu uma piscina exterior de beiral infinito, para melhor desfrutar das vistas do vale.
Reservar Agua Hotels Mondim de Basto
3. Casa das Mourôas
Em plena vila de Mondim de Basto, a Casa das Mourôas transformou uma casa de família afidalgada de solar brasonado num alojamento acolhedor e romântico, cujos quartos, amplos e luminosos, têm vistas privilegiadas para um jardim. A Casa das Mourôas oferece ainda bicicletas gratuitas, uma piscina exterior e um bar; e ainda um terraço onde saberá bem descansar o corpo no final do dia. Um dos melhores hotéis onde ficar em Mondim de Basto.
4. Refúgio das Poldras
O Refúgio das Poldras está circundado por um bosque de 15 mil metros quadrados e oferece como alternativa um pequeno chalé ou um bungalow, ambos com uma decoração minimalista, acolhedora e harmoniosa. Catalogam-se como alojamento de “turismo selvagem” e estão localizados a pouco mais de oito quilómetros das cascatas das Fisgas do Ermelo, mas nas margens do rio Cabril. Outra excelente opção onde dormir perto das Fisgas de Ermelo (e provavelmente o mais bonito!).
5. Horizonte Monte Verde
O Horizonte Monte Verde integra uma quinta particular com mais de 13 mil metros quadrados onde também vive a família proprietária. Apresentam-se como “uma família simples”, cujo lema não é mais do que proporcionar uma estadia tranquila e familiar. Os alojamentos distribuem-se por dois tipos de bungalows posicionados por forma a oferecer #toda a privacidade necessária aos hóspedes”.
Reservar Horizonte Monte Verde
Há, naturalmente, outras opções de alojamento perto das Fisgas do Ermelo, mas estas estão entre os melhores hotéis e unidades de turismo rural – e até de “turismo selvagem” – da região. Se procura onde ficar em Mondim de Basto, saiba que ficará bem hospedado em qualquer uma delas.