Se a ideia de acampar com os miúdos agrada muito mas a perspectiva de montar tenda nem por isso, há alojamentos que pensaram nesse problema existencial e resolveram-no com mestria.
De norte a sul do país, há já muitas sugestões de glamping que prometem fazer as delícias de crianças e adultos.
Desde as tendas tipo bolha, todas transparentes para deixar ver o céu e contemplar as estrelas, até soluções mais estruturadas, já com muita madeira e artefactos, importa mostrar que é possível pernoitar com conforto, numa casa amovível, em pleno contacto com a natureza.
Fazer glamping com crianças em Portugal: as melhores sugestões
1. Natura Glamping
Foi um dos primeiros a aparecer em Portugal e um dos que mais contribuiu para demonstrar o que era isso de acampar com glamour. Em plena Serra da Gardunha, com vista para a Serra da Estrela, cada uma das tendas tem varanda e terraço. No local ou nos arredores, é possível participar numa variedade de actividades, tais como ciclismo e caminhadas. A Carla Fonseca experimentou logo na abertura e veio deliciada.
2. Quinta dos Corgos
O nome “quinta” assenta-lhe bem, porque o projeto turístico Quinta dos Corgos, desenvolvido por holandeses que ganharam experiência em Bali, na Indonésia, junta animais de quinta aos dois cães e gatos que circulam pelo espaço. Para delírio de todas as crianças, andam pelos Corgos burros, porcos, galinhas, cabras e porquinhos-da-Índia.
E também há agricultura, de muitos frutos e legumes, uma paisagem deslumbrante e banhos de sol para apanhar junto à piscina ou numa das camas de rede colocadas junto a cada tenda de glamping. A Quinta dos Corgos dispõe de um parque infantil, oferece noites de pizza ou de churrasco, e tem serviço de jantar e pequeno-almoço.
3. Bukubaki Eco Surf Resort
Bukubaki apresenta-se como o local perfeito para “as férias de famílias ativas (com crianças), para pessoas aventureiras que procuram experiências emocionantes, mindfulness e tranquilidade”.
Em Ferrel, perto de Peniche – e pertíssimo do mar -, o Bukubaki disponibiliza tendas canadianas com capacidade de duas a quatro pessoas. Fabricadas com tecido de algodão impermeabilizado, são protegidas por uma cobertura extra do mesmo material, erguidas sobre um deck de madeira. E têm um design apelativo! São, muito provavelmente, das tendas mais charmosas do país.
Reservar Bukubaki Eco Surf Resort
4. Ohai Nazaré Outdoor Resort
O Ohai Nazaré Outdoor Resort fica numa zona rural rodeada de pinheiros selvagens, a três quilómetros da Praia da Nazaré. E, dentro do empreendimento, os hóspedes podem escolher entre pequenos chalés, apartamentos com um pátio ou varanda privados, ou tendas glamping em unidades familiares.
O projeto está muito bem pensado, já que todas as acomodações incluem uma cozinha bem equipada, arrumação a rodos, mobiliário prático e confortável. Dentro de uma tenda! E há uma piscina exterior aquecida, um parque aquático, um clube infantil e uma sala de jogos, um ginásio e um campo de padel e voleibol. Sobram, pois, argumentos para fazer glamping com os miúdos.
Reservar o Ohai Nazaré Outdoor Resort
5. Figueirinha Ecoturismo
“Não lhe oferecemos luxo, mas sim conforto, aconchego e um regresso à simplicidade”. A promessa, escrita com letras bem grandes no site do Figueirinha Ecoturismo – que dá prioridade à sustentabilidade ambiental – diz quase tudo. Mas não sublinha que dentro dessa simplicidade e conforto se encontra um jardim verdejante em plena Costa Vicentina; uma piscina biológica e o habitat de sapos, rãs, relas, aranhas, abelharucos, pica-paus, morcegos, grilos, cigarras e louva-a-deus, milhafres, mochos e corujas. Por isso o sublinhamos nós: é mesmo um santuário de ecoturismo.
Na flora, destaque para os sobreiros, as oliveiras, algumas árvores de fruto, as estevas, os medronheiros, as silvas e as suas amoras silvestres, os fetos, as ginjeiras. E ainda a horta biológica para consumo da casa, com couves várias, tomates, alfaces, pimentos, alho francês, beterrabas, cebolas, courgettes. os miúdos terão muito a aprender. Com a vantagem de estarem num autêntico retiro de férias.
Reservar o Figueirinha Ecoturismo
6. Parque dos Monges
A proposta de adormecer a ver as estrelas ou acordar sob o nascer do sol nas margens do Lago das Freiras, em Alcobaça, é irresistível. Mais ainda se se souber que as tendas glamping disponibilizadas pelo Parque dos Monges oferecem como comodidades uma cama confortável, casa de banho privativa e fornecimento de energia elétrica ininterrupto. Não é bem acampar: é glamping!
O Parque dos Monges ocupa uma área de 24 hectares, oito dos quais são visitáveis e exploráveis, repletos de fauna e flora autóctone. Uma verdadeira imersão na Natureza.
7. Reserva Alecrim
Turismo rural, casas de campo, glamping com domes, tendas safaris e ecosuites, tudo num mesmo resort, mas espalhado por 26 hectares de natureza, encaixado entre a Serra de Grândola e o mar (está próximo da praia de Melides). A oferta deve servir todos os gostos – as ecosuites são particularmente funcionais – mas os miúdos não devem resistir às tendas safaris e aos domes. É escolher, na certeza de para além da proximidade da praia e as vistas de montanha, o resort tem produção agrícola, piscina biológica, bar, restaurante e muitos divertimentos para a criançada.
Há, naturalmente, outras opções de glamping para crianças em Portugal que oferecem estadias em tendas – com mais ou menos glamour – para agradar a miúdos e graúdos. Mas estas são, seguramente, das melhores.