Já não falta muito para a Semana Santa e, em Braga, o evento atraí milhares de forasteiros para as ruas da cidade. E não é para menos: o calendário bracarense da celebração da Quaresma é muito preenchido, com destaque para a bela e intensa Procissão do Senhor «Ecce Homo», na quinta-feira santa. Convém reservar hotel com antecedência, porque Braga fica lotada de turistas, principalmente portugueses e espanhóis.Mas, com a previsível confusão no centro da cidade, será melhor dormir onde?
Onde dormir na Semana Santa de Braga
Por norma, recomendamos queevite dormir próximo da Sé Catedral de Braga durante a Semana Santa, uma vez que a confusão de gente é imensa e não terá muito sossego.Se, ao invés, quiser ficar no olho do furacão (leia-se, das festividades) nas proximidades da Sé de Braga, rua do Souto e Avenida Central, recomendamos as extraordinárias guesthouses Domus 26 e Cathedral (registe estes nomes, se não dormir aqui durante a Semana Santa escolha-as noutras épocas do ano) ou, noutro registo, o mais tradicional Hotel Dona Sofia.
Um pouco mais afastado da Sé de Braga, existem hotéis de grande qualidade e muito centrais, para que não necessite de andar de carro ou táxi. São disso exemplo os seguintes hotéis e guesthouses:
Tea 4 Nine Guest House and Bistro
Fica no chamado Campo da Vinha, pertíssimo de tudo mas ligeiramente ao lado das ruas de maior confusão. É seguramente a mais bem decorada destas opções para dormir em Braga na Semana Santa, com design minimalista onde predomina o branco e o bom gosto. É uma excelente escolha.
Reservar Tea 4 Nine Guesthouse
Sweet Home Braga Hostel & Guesthouse
Quase nos arredores de Braga, a Sweet Home Braga é uma guesthouse incrivelmente tranquila e muito elogiada por todos os itens à exceção, precisamente, da localização para quem quer visitar Braga. No caso da Semana Santa, no entanto, o facto de estar afastada do centro pode ser considerada uma enorme mais-valia. É uma das escolhas mais acertadas para dormir em Braga na Semana Santa, caso procure um ambiente sem luxos mas bom.
Hotel Bracara Augusta
Se procura alojamento mais tradicional, seguem o Hotel Bracara Augusta pode ser uma boa opção, especialmente se pretender ficar numa localização centralíssima, em plena Avenida Central de Braga. A única queixa recorrente dos hóspedes tem a ver com o wi-fi, mas durante a Semana Santa de Braga é muito provável que ficar no hotel ligado à Internet seja a última das prioridades.
Reservar Hotel Bracara Augusta
Hotel Mercure Braga Centro
Mais outro hotel no sentido mais tradicional do termo que cumpre a sua função. É um dos históricos hotéis de Braga e um dos mais populares da atualidade na “cidade dos arcebispos”, fruto de uma relação qualidade-preço excelente. Fica extremamente bem localizado, mas fora do centro mais centro das festividades da Semana Santa de Braga. Um hotel a considerar seriamente caso prefira hotéis a guesthouses.
Reservar hotel Mercure Braga Centro
Convento de Tibães
Por fim, se quiser aproveitar o espírito da Semana Santa de Braga e pernoitar num mosteiro minhoto, nada melhor do que o Convento de Tibães. Trata-se de um excelente hotel instalado no Mosteiro de São Martinho de Tibães, a escassos seis quilómetros de Braga e onde sossego é garantido.
Procissões da Semana Santa de Braga
Estas são as principais procissões que percorrem as ruas da “Cidade dos Arcebispos” durante a Semana Santa:
- Procissão do Enterro do Senhor (sexta-feira santa)
- Procissão do Senhor «Ecce Homo» (quinta-feira santa)
- Procissão de Nossa Senhora da “burrinha” (quarta-feira santa)
- Procissão dos Passos (domingo de ramos)
Para mais informações sobre as celebrações da Páscoa em Braga, visite o site oficial do evento, organizado pela Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga.
Qualquer que seja o hotel ouguesthouse escolhida para a sua estadia na próxima viagem a Braga durante aSemana Santa, ficará seguramente com uma excelente impressão do alojamento da cidade. Caso procure outro tipo de alojamentos, tem ao dispor um sem fim de outras sugestões de excelentes hotéis em Braga por nós visitados.