Não se pensa logo neles como uma solução óbvia para famílias em viagem e não percebemos bem por quê. É que há um intermédio entre um hotel, onde há serviço mas é muito difícil arranjar um quarto onde caibam todos, e os apartamentos, mais espaçosos, em que não há serviço nenhum, e, sobretudo, onde é difícil conhecer alguém, sequer os vizinhos. Quem quer autonomia, claro, mas também conhecer gente com outros gostos e as mesmas vontades (e, se calhar, também eles com crianças) tem de começar a pensar nos hostels. Sim, é mesmo uma boa ideia. Vamos falar-vos de hostels para famílias em Lisboa.
Há muito tempo que os hostels deixaram de ser quartos apinhados de dormitórios e cacifos, casas de banho partilhadas e salas comuns onde há sempre muita juventude. Alguns não deixaram de ser isso, é certo, mas estamos a falar de Portugal, o país que tem dos melhores hostels do mundo. É melhor acreditar no que todo o mundo diz, e dar-se uma oportunidade de conhecer esta realidade. Se nunca pernoitou num hostel, e se acha que agora é tarde de mais porque já tem um par de filhos, pense duas vezes.
Continuará a não ter ninguém para lhe servir o pequeno almoço, mas não deixa de ter muito mais piada aproveitar para conhecer outras pessoas enquanto despeja cereais na taça, ou espera que a tosta salte da torradeira. Até já há hostels, vejam bem, criados e concebidos exactamente para servir o conceito de família. Estão à espera de quê?
Hostels para famílias em Lisboa
Lisbon Family Hostel
Foi uma grande ideia, esta a de transformar uma típica moradia num sossegado bairro de Alvalade num hostel preparado para receber famílias grandes. A moradia tem seis quartos, todos diferentes e preparados para acomodar todo o tipo de grupos e faixas etárias, e, melhor ainda (que, com crianças, ninguém vai para um hostel só para dormir) tem muitos espaços de lazer e chill-out, com mesas e cadeiras ao tamanho das crianças. Um destaque para o jardim e o seu maravilhosos “pula-pula” e uma churrasqueira à disposição.
Reserve o Lisbon Family Hostel
Lisb’on Hostel
Localização, localização, localização. E este Lisb’On Hostel fica na zona histórica e central de Lisboa – Baixa-Chiado. Mas há outros factores: o casarão, magnífico, as vistas sobre o Tejo, espectaculares, o terraço e o jardim, apetecíveis. São 104 camas distribuídas em quartos duplos, quartos familiares e dormitórios de 4, 6, 8 e 10 pessoas (de certeza que arranja uma solução que lhe sirva). É um hostel que quando diz que pode receber toda a gente, não o faz da boca para fora, prepara-se para isso: é totalmente acessível a cadeiras de rodas, com rampas, elevador e casas de banho equipadas com chuveiro adaptado.
Chez Nous Guesthouse
Perto do Rato, a 500 metros da Avenida da Liberdade, a 900 metros das Amoreiras. Está inserido no rendilhado urbano, e é um bom ponto de partida para visitar os monumentos da cidade e fazer alguns dos muitos passeios turísticos que Lisboa oferecer.Tal como o nome indica, uma guesthouse de cariz familiar e dizem as crianças que por lá passaram que é fácil perderem-se de amores com o staff que por lá anda. os quartos são espaçosos, as casas de banho partilhadas, a cozinha bem equipada. é como ficar em casa de um amigo. Neste caso, em casa da Ana e da Gaelle – que também deixam levar animais de estimação para dentro de casa.
Reserve a Chez Nous GuestHouse
Se já experimentou outro hostel, com ou sem crianças, e acha que poderia integrar esta lista, não deixe de nos passar essa recomendação. Sabemos, como ninguém, que é do relato das experiências dos outros que nós conseguimos antecipar a nossa. Procure um dos muitos hostels de excelente qualidade que há em Portugal e conte-nos como foi. Queremos enriquecer esta lista de hostels para famílias em Lisboa – e no resto do país.