Os Passadiços do Paiva são um percurso linear de 8.000 metros construídos a acompanhar o rio Paiva, um dos mais límpidos rios da Europa; e que demora em média 2h30 a percorrer se feito num só sentido. Já há muita informação sobre eles, e a mais relevante está naturalmente no site oficial, o lugar adequado para reservar os bilhetes (1€) tornados obrigatórios desde a reabertura dos passadiços em fevereiro 2016, após o incêndio que meses antes destruiu parte da estrutura de madeira. E há também relatos que demonstram o quão gratificante pode ser a experiência: o Filipe Morato Gomes foi um dos que já foi caminhar pelos Passadiços do Paiva.
Fazer o percurso dos Passadiços do Paiva é, também, um excelente pretexto para prolongar a estadia na região e conhecer o restante território Arouca Geopark, reconhecido pela UNESCO como Património Geológico da Humanidade.
Deixamos, por isso, duas belíssimas sugestões de casas de turismo rural em Arouca e Castelo de Paiva; cidades que podem ser excelentes bases para explorar os passadiços. E uma outra proposta irrecusável de alojamento, para quem não quiser andar muito quando terminar o percurso em Espiunca. Eis três das melhores casas de turismo rural perto dos Passadiços do Paiva.
Turismo rural perto dos Passadiços do Paiva
1. Rio Moment’s (Castelo de Paiva)
Tem piscina e tem spa, tem bar, restaurante, sala de jogos – isto para quem não quiser sair das instalações. Tem passeios a cavalo e BTT, paintball e rafting e mais uma série de outras atividades que organiza, à medida, para acrescentar adrenalina ao trilho dos Passadiços do Paiva. O Rio Moment’s – Country House Paiva Valley oferece 12 quartos extraordinários distribuídos por três casas – o difícil é escolher. Boa sorte.
2. Casa do Paúl (Espiunca)
A Casa do Paúl brinca com o xisto típico da região e com o design moderno que oferece aos hóspedes numa casa de três quartos, ou num studio duplex, com todas as comodidades para garantir uma estadia exemplar. A aldeia de Espiunca ficou no mapa por ser um dos pontos de término (ou início) do percurso dos Passadiços do Paiva. Mas esta Casa do Paúl mereceria uma visita – e uma estadia – independentemente disso.
3. Quinta de Anterronde (Arouca)
Foi uma casa de família de um lavrador abastado; hoje é uma unidade hoteleira preparada para receber pessoas com mobilidade reduzida e adaptada a famílias. A Quinta de Anterronde está instalada num local que remonta ao século XV; e é, por isso, considerada um ponto de interesse histórico na região de Arouca. Mas é também um espaço de turismo rural que permite conhecer de perto a realidade de uma quinta produtora de kiwi e mirtilos que, naturalmente, não faltarão na mesa do pequeno-almoço.
Há naturalmente outras opções de alojamento entre os bons hotéis e casas de turismo rural que existem perto dos Passadiços do Paiva. Estas são, no entanto, as que mais nos enchem as medidas. Veja outros hotéis em Arouca.