O Carnaval de Lazarim, em Lamego, é um dos mais afamados carnavais de Portugal, sobretudo entre aqueles que apreciam as velhas tradições e o esforço de recuperar e manter o património cultural e etnográfico. E há muitas opções de hotéis para dormir relativamente perto.
Participar no Entrudo de Lazarim, uma vila com cerca de 600 habitantes no concelho de Lamego, tem tudo para ser uma experiência inesquecível. É uma tradição que se mantém, graças às duas dezenas de artesãos que ali moram e continuam a emprestar o talento e a imaginação a talhar na madeira rostos de diabretes e bruxas, reis e senhorinhas, animais de todos os tamanhos e feitios e o que mais calhar. São os caretos de Lazarim.
Com propostas de atividades para todas as tardes do fim de semana prolongado de Carnaval, a visita a Lazarim nesta época do ano é, pois, uma proposta irresistível. E fica no concelho, onde abundam pretextos igualmente irrecusáveis – da gastronomia à hotelaria. Aqui ficam alguns exemplos de hotéis em Lamego para que não perca pitada do Carnaval de Lazarim.
Veja também informações sobre o Carnaval de Podence.
Hotéis em Lamego, perto do Carnaval de Lazarim
1. Casa da Santo Antonio de Britiande
Uma casa senhorial, de fachada quinhentista, chegou a ser retiro de monges franciscanos e foi convertida em turismo de habitação em 1991. A poucos quilómetros do centro de Lamego, está no cruzamento da Rota das Vinhas de Cister e da Rota do Vinho do Porto. Também há vinhas na quinta, muitas árvores de fruto e extensos jardins.
Reservar Casa de Santo António de Britiande
2. Quinta dos Padres Santos
O Quinta dos Padres Santos é um empreendimento que liga o agroturismo com um pequeno spa, tornando-se uma escolha essencial para quem quer, numa única estadia aproveitar a mais preenchida das experiências. As acomodações variam de quartos duplos situados na fazenda, a vilas e suites completas, sendo as que se localizam nos dois moinhos de água os mais irresistíveis.
Reservar Quinta dos Padres Santos
3. Quinta De Recião
Não é propriamente um hotel; antes uma pequena quinta que oferece duas casas completamente equipadas que acolhem duas ou quatro pessoas. São a solução ideal para quem quer independência, privacidade e auto-suficiência para uma pequena escapadinha que deveria ter obrigatória inclusão de passeios na natureza – a praia fluvial do rio Varosa é logo ali ao lado.
4. Aldeia do Codeçal
É mesmo uma aldeia em que nove das casas estão disponíveis para serem habitadas pelos visitantes. A aldeia do Codeçal fica situado na freguesia de Gosende, a meio do triângulo com vértices em Lamego, Resende e Castro D’aire (a aldeia de Lazarim está a pouco mais de 10km). É feita de casas tradicionais de pedra (equipadas com ar condicionado, lareira e kitchenette e com bicicletas à porta.
5. Quinta da Pacheca
A Quinta da Pacheca, também chamada de The Wine House Hotel, é “a reinvenção de uma quinta histórica da região demarcada do Douro, transformada com mestria num enoturismo contemporâneo de qualidade”. Quem o diz é Filipe Morato Gomes – e não há muito mais a acrescentar.
Fique onde ficar, com toda a certeza saber-lhe bem dormir confortavelmente na região de Lamego, depois de uma tarde atrás dos Caretos de Lazarim. É uma das festividades de Carnaval mais tradicionais de Portugal.