Tem acontecido com praticamente tudo que o município de Óbidos se lembra de organizar: não é preciso muito para que se torne um sucesso. Foi assim com a Festa do Chocolate, foi assim com a Vila Natal, é assim com o festival de literatura de Óbidos. O FOLIO – Festival Internacional Literário de Óbidos ainda ia na segunda edição e já é um sucesso. São 250 eventos em apenas 11 dias – e é difícil não encontrar uma performance, concerto, evento, lançamento, workshop ou tertúlia que não seja interessante.
A relevância da programação e a qualidade dos intervenientes são os principais ingredientes para um tão rápido sucesso. Mas reconheço que o cenário escolhido, a bela vila de Óbidos, também ajuda à festa. Há muitas ofertas de alojamento intramuros e mesmo fora das muralhas – já apontámos algumas. É só escolher o tipo de alojamento que é mais conveniente. Estes são alguns dos hotéis dentro das muralhas de Óbidos que me parecem a melhor escolha.
Os melhores hotéis dentro das muralhas de Óbidos
Hostel Argonauta
Localizado a apenas 200 metros do Castelo, o Hostel Argonauta fica no coração da vida medieval, com a grande vantagem de oferecer estacionamento gratuito. Tem os expectáveis dormitórios, o salão de convívio e a cozinha partilhada, tudo espaços que propiciam o desejado encontro com outros viajantes. mas os que viajam acompanhados e querem maior privacidade também ficam bem servidos em quartos duplos que primam pela simplicidade e pela elegância.
Torre de Maneys
Pensa-se que esta torre foi em tempos usada como armazém pelos habitantes do castelo de Óbidos, Construída no século XVI, as obras de adaptação da Torre de Maneys para se tornar no actual confortável turismo de habitação começaram em 2014. É uma casa de poetas, com cinco quatros, todos eles levam o nome de um Manuel. Localizada bem no coração da vila de Óbidos, oferece pequeno -almoço que usa produtos frescos locais e sazonais. É composto por 2 tipos de pão, pão doce cozido em forno a lenha, sumo de fruta fresca, frutas do mercado, queijo português, compotas caseiras, manteiga e cereais.
Casal da Eira Branca – Óbidos
O Casal da Eira Branca oferece tanto quartos com acesso a uma cozinha partilhada como apartamentos completamente equipados. Fica no interior das muralhas, pelo que o estacionamento tem de ser feito algo afastado; mas há sempre ajuda com a as malas. Na decoração da casa, e dos quartos, abunda a madeira e a pedra natural, e os hospedes referem sobretudo a luminosidade dos quartos, o terraço para as refeições no verão, e a lareira que aquece no inverno.
Casa do Fontanário
Com cinco séculos de história, esta casa do Fontanário não deixa o seu estilo tradicional por mãos alheias. Confronta com a muralha do Castelo em 300 metros da sua extensão, e percebe-se que foi recebendo adaptações ao longo dos tempos. O esforços dos proprietários tem sido preservar o património arquitetónico. Os quartos tem todos casa de banho privativa e alguns oferecem mini-bar.
Há ainda mais ofertas de alojamento em Óbidos, tanto dentro das muralhas, como já fora delas. Estas foram as unidades hoteleiras que, dentro do leque de possibilidades, nos parecem mais apelativas. São, muito provavelmente, os melhores hotéis dentro das muralhas de Óbidos.