Não podiam ser hotéis mais diferentes. Um fica no coração da capital, em plena Praça de Comércio, a integrar um daqueles edifícios com as suas arcadas na base, o Tejo de um lado, a Baixa – Chiado do outro, Lisboa-mais-Lisboa não há; o outro é enorme, numa quinta de vários hectares, uma mansão luxuosa que já foi cenário de livros e palco de filmes – o Vale Abraão, deManoel de Oliveira.
O que têm em comum estes dois hotéis, para além do irrepreensível luxo em todos os pequenos detalhes? O facto de terem sido escolhidos pela revista Condé Nast Traveller, a bíblia do turismo norte-americano, para integrar a Hot List 2016; uma seleção dos melhores novos hotéis do mundo.
É a 20ª edição da Hot List que, desta vez, reuniu 60 hotéis de todos o mundo. Destes, 23 são na Europa, entre os quais seis em França e outros tantos em Itália, cinco no Reino Unido… e dois em Portugal. Saiba quais são.
Hotéis portugueses na Hot List 2016 da Condé Nast Traveller
#14 Pousada de Lisboa – Small Luxury Hotels of the World
“Foi daqui que os navios soltaram amarras para descobrir o novo mundo”, lê-se no pequeno texto com que a Condé Nast Traveller se refere ao Tejo e à “praça central supremamente elegante” que é a Praça do Comércio. E os jornalistas gostam tanto de história que também não lhes escapou que foi numa destas salas que António de Oliveira Salazar montou escritório; atualmente convertida numa homenagem à Don Perignon (a famosa marca de champanhe baptiza a suite de luxo do hotel). A centralidade, e a proximidade a muitos dos monumentos mais relevantes da capital é também elogiada.
#16 Six Senses Douro Valley
A Conde Nast Traveller rendeu-se aos vestígios do império português, e às marcas de Goa e do Brasil escolhidas na construção e decoração da mansão do século XIX. Antes de ser Six Senses, o hotel chamou-se Aquapura. Mas o facto de ser o primeiro Six Senses na Europa, uma chancela que oferece luxo e deleite, com spas de qualidade superior ajuda a perceber o entusiasmo. Além da piscina panorâmica sobre o vale do Douro. E as dez salas de tratamento, que são mesmo inesquecíveis.
Reservar o Six Senses Douro Valley
Se a Condé Nast Traveller os incluiu na sua Hot List 2016, talvez esteja mesmo na hora de experimentar. Que lhe parece?