Lisbon Dreams Guesthouse
Descobri a Lisbon Dreams Gueshtouse depois de uma minuciosa busca pela internet, quando procurava um local em Lisboa para uma curta estadia em família. Convinha que fosse central, para permitir algumas deslocações a pé, tivesse quartos familiares para alojar um casal e duas crianças e fosse económico. A Lisbon Dreams preenchia esses requisitos, a um preço imbatível.
À chegada, deparámo-nos com um prédio antigo numa rua ladeada de árvores, a dois quarteirões da Praça do Marquês. Ao final da tarde, não houve qualquer problema em conseguir um local de estacionamento mesmo em frente à porta do hotel.
Subindo ao primeiro piso, encontrámos um espaço moderno, decorado com muito bom gosto, onde o branco das paredes e da maior parte do mobiliário é alegrado por pequenos apontamentos de cor, nos tapetes e num ou outro armário. É o que chamo de minimalismo aconchegante: tem apenas o essencial, mas não falta absolutamente nada.
O quarto da guesthouse, de janelas viradas para a rua num enquadramento de ramos despidos, era muito espaçoso, com uma grande cama de casal e duas camas individuais. Em cima de cada uma delas havia toalhas, roupão, chinelos de quarto e uma maçã verde, que os miúdos logo começaram a trincar, felizes por esse mimo original. A mim agradou-me o candeeiro de cabeceira, com uma luz suave que permitia a leitura sem perturbar o sono dos outros, pormenor que muitas vezes é descurado até em lugares de várias estrelas.
O roupão e chinelos são para as idas à casa de banho, partilhadas mas em número suficiente para que não seja preciso esperar muito para tomar banho de manhã. A quem tem pejo em partilhar as casas de banho, posso assegurar que estas são imaculadas, aspeto garantido pela limpeza levada a cabo diversas vezes ao dia.
Sentimo-nos logo em casa quando fomos à cozinha, onde há sempre chá e café para os hóspedes, além de deliciosas bolachinhas caseiras, guardadas num grande frasco de vidro. Na segunda noite, com uma chuva intensa a desmotivar saídas para as ruas de Lisboa, optámos por fazer o jantar ali, com ingredientes comprados no minimercado que fica mesmo ao virar da esquina. Partilhamos o fogão e histórias com uma família de argentinos, que aproveitaram as férias natalícias para conhecer Lisboa e ir a Fátima.
O frio de dezembro impediu-nos de desfrutar do pátio interior, que nos pareceu muito apetecível para estar noutra altura do ano. Em vez disso, aninhamo-nos nos sofás confortáveis da sala comum, com estantes repletas de livros e uma televisão. Sendo servida por WiFi gratuito, a gueshouse tem portáteis para utilização dos hóspedes na sala comum.
Foi ali que marcámos encontro com um amigo na manhã seguinte. Desde então, esta passou a ser a nossa casa em Lisboa, onde regressamos sempre que precisamos de visitar a capital, em lazer ou em trabalho.
Como é a Lisbon Dreams Guesthouse?
“Luxo acessível, o lema desta guesthouse, não é uma frase vã. A Lisbon Dreams tem tudo o que necessitamos para uma estadia agradável a um preço imbatível.” Ana Pedrosa
Localização
A Lisbon Dreams Guesthouse tem uma excelente localização, tanto para quem vem de carro como para quem chega a pé. Situada na Rua Rodrigo da Fonseca, fica a três minutos da estação do metro do Marquês de Pombal, a menos de 15 minutos de caminhada dos restaurantes e bares do Bairro Alto e a dois passos da Avenida da Liberdade. Quem tem crianças pode sair a pé para o Jardim Botânico e o adjacente Museu de História Natural, para o Parque Eduardo VII e até para a Baixa.
Normalmente há lugares vagos na rua para estacionar o automóvel, embora seja preciso descer para colocar dinheiro no parquímetro a partir das 9:00 da manhã. O estacionamento na rua é pago das 9:00 às 19:00 durante os dias úteis, o que significa que à noite e fim de semana o estacionamento é gratuito. Se preferir, pode optar por estacionar em vários parques guardados que existem nas redondezas.
Morada: Rua Rodrigo da Fonseca 29, 1250-189Lisboa
Quartos
A guesthouse Lisbon Dreams tem 18 quartos, divididos entre individuais, duplos (com cama de casal king size ou duas camas separadas) e triplos, todos com casa de banho partilhada – existem 7 casas de banho completas, sempre muito limpas. Os quartos estão dispostos em dois pisos, sendo que cada um dos andares tem uma sala comum com sofás e televisão. No primeiro piso está também situada a cozinha e um pátio interior, enquanto o segundo piso conta com um agradável terraço.
Atmosfera
Um misto do ambiente recatado de um hotel, onde temos toda a privacidade desejada, à facilidade de socializar de um hostel quando se frequentam as zonas comuns, sejam as salas de leitura e TV, o pátio interior, o terraço ou a cozinha, onde ocasionalmente os viajantes se organizam para fazerem jantares coletivos.
Ideal tanto para quem precisa de sossego como para quem gosta de uma atmosfera descontraída, onde se possa partilhar dicas de viagem com outros hóspedes. As famílias são bem-vindas, havendo berços disponíveis sob reserva prévia.
Pequeno-almoço (café da manhã)
Pequeno-almoço self-service (incluído no preço), que nos deixa com energia para enfrentar as horas seguintes. Para acompanhar o leite, café, chá ou sumo de laranja, além de pão e croissants frescos, há bolachas ou bolos caseiros, feitas na noite anterior. A oferta é complementada com manteiga, mel, creme de cacau e avelãs, vários tipos de compotas, cereais e fruta.
O pequeno-almoço é tomado na cozinha ou no pátio, se o tempo permitir. Mediante pagamento extra (4€), pode também ser servido no quarto.
Conclusão
- Pontos fortes: a atenção dada aos pormenores para que a estadia seja perfeita, ambiente descontraído, atendimento discreto mas simpático e profissional,limpeza, localização.
- Pontos fracos: nada a apontar.
- Em resumo: muito recomendável; excelente relação preço/qualidade.
- Ideal para: famílias, jovens casais, mochileiros que apreciam alguma privacidade.
- Preço: desde 30€ duplo · Ver preços
- Data da estadia: set. 2012