InterContinental Porto – Palácio das Cardosas
O Intercontinental – Palácio das Cardosas é um hotel de cinco estrelas, o que pode ser um pouco assustador e até mesmo impeditivo para alguns viajantes.
Dito isto, ficar num hotel de luxo é uma daquelas experiências que, de vez em quando, sabe muito bem, além de que, tendo alguns euros extra no bolso, dormir num palácio dá sempre histórias divertidas para se contar aos amigos. Para quem não se importa de gastar um pouco mais quando escolhe o sítio onde vai dormir, esta é, sem dúvida, uma bela opção.
Mal se cruzam as portas giratórias, sente-se que se entrou num mundo diferente. Toda a área do hall, seja a arcada de lojas com produtos de luxo, seja a zona da recepção, é luminosa e cheia de detalhes. Os pés afundam-nas carpetes fofas, os olhos saltam dos lustres brilhantes para os tectos trabalhados, as colunas brancas ou a bela escadaria que leva aos andares superiores.
Só dormi ali uma vez, mas já estive no Intercontinental noutras ocasiões e a sensação – seja nos cadeirões confortáveis junto à receção, no bar Cardosas, forrado a livros de faz de conta, ou no café Astória, que acabou por se converter no restaurante do hotel – é sempre a mesma: podem-se passar ali horas, confortavelmente, esquecendo a chuva que cai lá fora, um dia mais cinzento ou o trânsito da cidade.
Fiquei no Intercontinental a convite do próprio hotel, mas o quarto que me atribuíram não era um dos mais luxuosos do palácio – existem dezasseis suites, uma das quais a suite presidencial, com dois pisos. O meu quarto, de cama larga, reposteiros pesados e fotografias antigas da cidade nas paredes, já era suficientemente apetecível para me deixar com vontade de regressar, depois do primeiro vislumbre, quando lá fui apenas para pousar o saco.
Jantei no restaurante do hotel, demoradamente e muito bem e, quando a refeição terminou, no fim de um longo dia de trabalho, já só queria mesmo regressar ao quarto em tons de chocolate e azul.
Não foi, confesso, uma das noites em que melhor dormi na vida. Mas a culpa foi toda minha. Era inverno, estava frio, e a temperatura do quarto era muito agradável para estar sentada à secretária a pôr a leitura ou a escrita em dia. Só que, assim que deslizei para debaixo do edredon e desliguei as luzes comecei a ficar com calor.
Apercebi-me verdadeiramente do incómodo quando já estava a dormitar e a preguiça de abandonar a cama alta, de almofadas e colchão confortáveis, impediu-me de me levantar e baixar um pouco o termóstato. Burrice minha. Nunca devia ter deixado que um pormenor que eu podia resolver tivesse atrapalhado a minha noite no palácio.
Como é o InterContinental Porto – Palácio das Cardosas?
“O primeiro cinco estrelas do Porto fica num palácio do século XVIII, que se entranha em quem o visita assim que se cruza a porta. Um hotel para quem gosta de luxo.” Patrícia Carvalho
Localização
Não é fácil bater a localização do Palácio das Cardosas. O edifício fica situado ao fundo dos Aliados, na Praça da Liberdade, e das janelas dos quartos voltados para a fachada principal do hotel pode ver-se toda a avenida, com o característico edifício da Câmara do Porto ao fundo. As traseiras do hotel são agora a Praça das Cardosas e dos pisos mais elevados pode ver-se a Sé do Porto. Porque o centro histórico da cidade, o seu núcleo medieval e classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, começa mesmo ali.
A pé, pode descer-se até à Ribeira, cruzar o rio Douro e experimentar o vinho do Porto nas caves de Vila Nova de Gaia. Ao lado do edifício fica a estação de São Bento, apontada como uma das mais belas do mundo. Em São Bento e na Avenida dos Aliados há também estações de metro e inúmeros autocarros, que podem levá-lo para as praias da Foz, a Casa da Música ou a Fundação de Serralves. A artéria comercial por excelência da cidade – a Rua de Santa Catarina – e o Teatro Nacional de S. João estão mesmo ao cimo da Rua 31 de Janeiro, que nasce junto ao palácio. Olhe para o outro lado e verá, no topo da Rua dos Clérigos, a Torre dos Clérigos.
Morada: Praça da Liberdade 25, 4000-322 Porto
Quartos
O Intercontinental tem 105 quartos, incluindo 16 suites. Espreitei uma vez a suite presidencial e era como se fosse uma casa privada dentro do hotel, com dois pisos que incluíam uma sala de estar, cheia de sofás confortáveis. Mas os hotéis cinco estrelas gostam de mimar quem os escolhe e os quartos das gamas deluxe ou executivo das Cardosas oferecem a quem lá fica todos os pequenos detalhes que constituem esses mimos – roupões e chinelos, chás e café, um frigorífico recheado.
O meu quarto, de cama alta e larga, merecia ter sido melhor aproveitado. Podia muito bem ter usado o cadeirão, mesmo a pedir que alguém se aconchegasse nele, e gostava de ter tido correspondência para pôr em dia, só para passar uns minutos sentada à secretária.
Já a casa de banho era em si mesma um mundo a explorar – compartimentada em várias zonas (o lavatório estava separado do chuveiro e este da sanita) convidava a um banho longo. Perfeitamente insonorizado para o interior – apesar de situado mesmo em frente ao elevador não ouvi um ruído que fosse vindo do corredor -, o quarto estava voltado para a Avenida dos Aliados, onde quase não há trânsito à noite. A ocasional sirene de uma ambulância a passar ou o tocar do sino de uma igreja próxima podem acompanhá-lo durante a noite mas não vão, seguramente, impedi-lo de dormir bem neste hotel de luxo.
Atmosfera
Luxuosa. Não há mesmo outra palavra para descrever o hotel Intercontinental. Assim que entramos no Palácio das Cardosas percebemos que nenhum detalhe foi deixado ao acaso e que, lá dentro, o hóspede há de ter sempre razão, mesmo que esteja errado.
Nos pisos inferiores do edifício há um ginásio, spa e salas de conferência. O bar é muitas vezes escolhido para acolher encontros políticos, conferências ou outro tipo de eventos, mas os hóspedes também são convidados a sair e a visitar a cidade. O próprio hotel tem sugestões de passeios turísticos e criou um vídeo sobre a cidade do Porto onde se aconselham visitas a espaços como o café Majestic, a Livraria Lello ou o Palácio da Bolsa. O hotel é ideal para casais ou famílias que queiram mais do que uma cama confortável para dormir e não se importem de pagar por isso.
Pequeno-almoço (café da manhã)
O pequeno-almoço do Intercontinental é servido no Astória, que de café do hotel passou a ser também o seu único restaurante. Ali vai encontrar, de certeza, tudo o que lhe possa apetecer. Desde sumos naturais, passando por ovos e bacon, pães e bolos, leite, chá ou café, queijos ou doces variados – é toda uma experiência para a qual convém guardar algum tempo.
Conclusão
- Pontos fortes: localização perfeita no centro do Porto; todas as amenidades que vêm com um hotel cinco estrelas; qualidade do atendimento.
- Pontos fracos: nada de relevante.
- Em resumo: uma excelente escolha para quem não se importa de pagar o luxo de pernoitar num hotel de cinco estrelas.
- Ideal para: casais, famílias.
- Preço: desde 120€ duplo · Ver preços
- Data da estadia: dez. 2011