Guimarães Studios Lounge
Já lhe chamaram de João Franco, mas é pelo nome de Misericórdia que todos conhecem o largo. Eu também conhecia a localização, pelo que sabia que dificilmente poderia estar melhor situada na curta visita em família que planeáramos para a cidade de Guimarães. O Largo da Misericórdia fica encostado ao Toural e é passagem obrigatória para quem procurar, a partir dele, o famoso Padrão do Salado, em pleno centro histórico reconhecido como Património da Humanidade. Era pelo centro da cidade que queríamos andar durante todo o dia de sábado, para pai e filha darem azo à recente paixão pelo movimento urban sketcher. O Guimarães Studios Lounge deixava-nos no centro desse centro.
A chegada estava apontada para o fim da tarde de uma sexta-feira, num fim de semana que seria prolongado para muitos – as interrupções escolares durante o Carnaval a isso propiciam. E estávamos avisados que ficar no estúdio que reserváramos, o D. Maria II, situado logo no primeiro andar do edifício (o prédio tem quatro), mesmo por cima do bar Tecto de Mercúrio, poderia implicar ouvir alguns barulhos noturnos, próprios do lazer do fim de semana. Continuávamos empenhados e expectantes em usufruir daquilo que, nas fotografias, nos parecia ser um bom exemplo de requalificação urbanística. Levávamos, no entanto, alguma pena por já não termos chegado a tempo de reservar o Estúdio Muralha, no mesmo primeiro andar, mas voltado para as traseiras e literalmente “incrustado” na muralha medieval que faz parte da história de Guimarães.
Foi precisamente ao balcão do bar Tecto de Mercúrio – assim chamado por causa do magnífico teto decorado com frescos e afamado na cidade pela qualidade dos seus gins – que levantamos a chave do nosso studio. Pudemos finalmente confirmar que as fotografias, neste caso, são como o algodão e não nos enganaram: o apartamento era amplo e luminoso, a decoração era elegante, minimalista mas cuidada (com cabides em vez de armários), e a cozinha estava devidamente apetrechada. Não precisamos, no entanto, de usar praticamente nada. Decidimos que o jantar haveria de ser o sushi da casa – para além dos apartamentos e do bar, o empreendimento tem um restaurante de sushi. E não nos arrependemos – a comida era de elevadíssima qualidade.
Mal usamos a cozinha e pouco desfrutamos do apartamento, já que só ficamos uma noite. Mas foi experiência suficiente para poder dizer que se revela perfeito para quem valoriza a localização, a privacidade (é possível não nos cruzarmos com mais ninguém nos corredores) e os equipamentos de qualidade. A noite foi bem passada – sim, houve barulhos do bar até às duas da manhã, mas nada que impedisse uma família de quatro, bebé incluído, de dormir – e guardaremos na memória o privilégio de abrir as amplas portadas das janelas para deixar a luz da manhã invadir o quarto e ter como paisagem o bonito casario do centro histórico, património da humanidade. Antes do check out, tivemos oportunidade de espreitar o Estúdio das Muralhas e ficamos convencidos. Sim, não estivemos mal, mas aquele seria mesmo o ninho perfeito.
Como é o Guimarães Studios Lounge?
“Apartamentos com uma localização invejável em centro património da humanidade, e uma reabilitação exemplar que não só respeita a história como a valoriza.” Luísa Pinto
Localização
O edifício do Guimarães Studios Lounge fica em pleno Largo da Misericórdia, uma das praças mais centrais da cidade histórica, a meio caminho do Largo do Toural e do Largo da Oliveira. Se conseguir a proeza de arranjar um lugar de estacionamento perto não precisa de pegar no automóvel para praticamente mais nada – nem para ir ao Monte da Penha, já que o teleférico que a ele conduz é alcançável a pé.
Morada: Largo da Misericórdia 4, 4800-413 Guimarães
Quartos
Não se tratam de quartos mas sim de apartamentos, já que todos os studios estão integralmente equipados para suportar estadias longas em regime de self contained. O edifício tem dez apartamentos, metade deles virados para o Largo da Misericórdia e a outra metade para um interessante pátio interior que permite a entrada de luz natural em todos eles.
Atmosfera
É um edifício de apartamentos e, por aqui, nem reuniões de condomínio existem que obriguem a conhecer os vizinhos. A privacidade é, pois, total. Pedimos a chave ao balcão do Tecto de Mercúrio, o bar situado no rés-do-chão, fazem-se as contas à estadia e subimos de chave na mão em direção ao apartamento que podemos chamar de nosso durante a estadia.
Pequeno-almoço (café da manhã)
No Guimarães Studio Lounge o regime de self catering é levado à letra e é melhor não contar com nada no interior do apartamento à chegada. No interior dos armários encontrará apenas loiça, e o frigorífico também está vazio. Se não trouxer nada emprestado da despensa lá de casa, há alguns sítios para tomar o pequeno-almoço nas imediações, nomeadamente no largo do Toural.
Conclusão
- Pontos fortes: a localização, os equipamentos de qualidade e a decoração minimalista e elegante
- Pontos fracos: dificuldade de estacionamento e a ausência de qualquer informação ou referência ao que fazer na cidade no interior dos apartamentos; a insonorização do estúdio do primeiro andar virado para a rua (pelo menos esse).
- Em resumo: perfeito para quem quer privacidade e conforto.
- Ideal para: casais, famílias pequenas.
- Preço: desde 60€ duplo · Ver preços
- Data da estadia: fev. 2015