Há uma publicidade em Portugal que pôs a palavra “excêntrico” em todas as bocas e, sobretudo, pôs muita gente a sonhar muito alto. Mas, para ser excêntrico não é preciso ser muito rico – nem esperar pelo Euromilhões. Basta querer ser original, sair fora da caixa, ter uma experiência incomum. São essas experiências que aqui trazemos, sendo certo que não faltam em Portugal boas propostas hoteleiras bem originais. Eis alguns desses hotéis excêntricos.
Hotéis excêntricos para agradar a gostos extravagantes
1. Dormir numa bolha: Moinho do Maneio
O Moinho de Maneio, uma unidade de turismo rural, em Penamacor, já primava pela qualidade da oferta e pela generosidade e diversidade de opções. O cariado ficou agora ainda mais irresistível depois de se tornar no primeiro alojamento português a oferecer as “bolhas” do projecto Bubbles in the Sky. A Bolha é uma tenda esférica insuflada de ar, com total privacidade, posicionada numa escarpa, onde se poderá dormir em total contacto com a natureza, sob um manto estrelado, visível através do tecto e frente transparente. No exterior tem uma pequena casa de banho com sanita, e a cerca de 200 metros dispõe de casa de banho completa, que será de utilização exclusiva dos hóspedes da Bolha.
2. Dormir numa árvore – Snake Tree House Pedras Salgadas
Há outras sugestões de casas na árvore em Portugal, mas nenhuma é tão distintiva como estas Snake Tree Houses, inseridas no projecto hoteleiro de Pedras Salgadas Spa & Nature Park. Já escrevemos sobre elas aqui na Hotelandia, para dar conta do galardão que receberam – o de “edifício do ano” na categoria Hospitality Architecture – do prestigiado prémio internacional de arquitetura do portal ArchDaily. Trata-se de um projecto dos arquitetos Luís e Tiago Rebelo e Andrade.
3. Dormir numa casa flutuante – Amieiro Marina, Alqueva
A Barragem do Alqueva já é casa de uma serie de hotéis barco, permitindo estadias que são, pelo menos uma garantia: não vai ter problemas com o ruído da vizinhança. Os barcos-hotel estão a ser comercializados pela Amieira Marina, e é também lá que é possível encontrar o projecto FloatWing.
4. Dormir numa caravana de ciganos – Quinta do Tambor, Aveiras de Cima
“Aqui a vida quer-se mais livre e de preferência mais aciganada. Mais colorida, mais simples e mais intensa. Vamos tirar os sapatos, caçar coisas que brilham, ouvir sapos à noite e comer pipocas dentro de latas. Aqui vale tudo menos perguntar a password da internet”. É difícil não ficar rendido a este desafio. Sobretudo quando em vista está uma experiência com crianças. E por falar em experiência, e por falar em crianças, será isto dizer que a visita ao Parque Rural Quinta do Tambor é toda uma experiência.
5. Dormir numa pipa no Douro – Quinta da Pacheca, Lamego
Estão prometidas para este ano, ainda antes de começar a vindima. Serão pelo menos dez unidades novas, espalhadas pela Quinta da Pacheca, em Lamego, e que já tem aberto ao público um hotel de inspiração vínica. A proposta agora é transformar verdadeiras pipas (com 25 metros quadrados) em quartos para dormir, onde não falta nada – nem ar condicionado.
Haverá com certeza outras sugestões de hotéis excêntricos em Portugal, mas estas são seguramente das mais interessantes e originais.