Cocorico Luxury Guest House
A inspiração veio toda das casas senhoriais de turismo rural onde as pessoas são recebidas de braços abertos e coração quente. Mariana e Pedro sonhavam estar à frente de um espaço assim, em que pudessem viver com conforto e partilhá-lo com os visitantes, mas sem abdicarem do ambiente e da proximidade da cidade. E foi possível. Andaram meses seguidos à procura de um casarão na cidade do Porto que servisse os seus propósitos – a ideia da envolvente rural foi paulatinamente desaparecendo à mercê dos argumentos urbanos que se revelavam cada vez mais fortes.
O casarão na Rua Duque de Loulé – temos de chamar casarão a um edifício que tem uma porta de entrada com cerca de três metros, e uma escadaria e um pé direito que nem me atrevo a tentar mensurar – serviu os propósitos. O arquiteto que assinou o projeto de reabilitação, Tiago Lousan, chamou-lhe “velha senhora”. Depois, chamou-lhe “senhora casa” e também me parece um epíteto feliz. Tão feliz como ficou a velha senhora, agora de cara renovada e com “botox” onde foi preciso.
Em agosto de 2009, Mariana e Pedro abriram as portas da sua “senhora casa” para receber os primeiros convidados. Quatro anos depois, ainda era a casa onde moravam – eles viviam no terceiro andar, numa espécie de águas furtadas -, mas também já foi a casa de muita gente. Como foi a minha, num pacato dia de semana, em pleno inverno.
Se Mariana e Pedro desistiram da ideia da casa no campo, não abdicaram, em nada, da tal tradição de bem receber que lhes serviu de referência. À minha espera, estavam dois sorrisos rasgados e, logo a seguir, um copo de vinho do Porto. Os meus anfitriões saciaram todas as curiosidades que trazia – relataram-me um pouco dos seus sonhos e projetos, e a riqueza que têm ganho ao conhecer gente vinda de todo o lado do mundo. E foram-me plantando outras, como os novos lugares que estão a aparecer por todo o lado na cidade do Porto e que recomendaram para jantar.
Estivemos largos minutos à conversa até que tocaram os sinais biológicos da hora de jantar. Fui, então, apressadamente, conhecer o quarto da 6 Only Guesthouse que me estava destinado – que, se não era o mais nobre da casa, não imagino até onde podem ir os outros. Ficava logo no primeiro andar, transpostos os dois lanços das antiquíssimas escadas – a madeira é como o algodão, não engana, e denuncia a idade -, para entrar no amplo quarto que dava para uma pequena varanda e para a rua movimentada. Fiquei desde logo impressionada com o tamanhão daquelas três portas. Deveriam ter quase três metros, e ajudavam-nos a conduzir o olhar para o teto de reboco trabalhado e imaculado. Mas a rua, e o jantar, estavam à minha espera – a varanda e o quarto tiveram de aguardar mais um pouco.
Foi quando regressei do jantar que pude usufruir um pouco mais da assombrosa amplitude do quarto e da sua decoração minimal e intimista. Os quartos não têm televisão, é altura de aproveitar o Wi-fi ou de folhear o livro que me acompanha em todas as cabeceiras, antes de uma noite muito repousante e bem dormida.
A estadia na Cocorico Luxury Guest House (antes chamava-se 6 Only Guesthouse) foi curta e as despedidas aconteceram a seguir ao pequeno-almoço. Partilhei a sala com um casal jovem alemão e um casal maduro espanhol. Enquanto apreciava as torradas e o chá, e folheava algumas das muitas revistas de design que enchiam as prateleiras do lounge, ia ouvindo os outros hóspedes da guesthouse a partilhar experiências e a pedir mais roteiros. A todos Mariana atendia com genuína hospitalidade. E eu confirmei que o ambiente rural não é preciso para nada e que no meio do bulício da cidade se recebe tão bem ou melhor do que em muitos lugares “no campo”. Porque, no Porto ou outra cidade, o mais importante que podemos encontrar dentro de uma “senhora casa” é quem a habita e a transforma em hospitaleira.
Como é a Cocorico Luxury Guest House?
“É uma ‘senhora casa’ aberta no centro da cidade do Porto.” Luísa Pinto
Localização
As altíssimas portas azuis são o melhor ponto de referência para perceber, na movimentada Rua Duque de Loulé, onde fica a Cocorico Luxury Guest House. Ultrapassadas as portas, o bulício do trânsito não se sente mais. Há parques de estacionamento perto – o mais barato é o parque municipal da Duque de Loulé, bem pertinho da Muralha Fernandina do Porto. Estacionado o carro, a guesthouse fica muito perto da Praça da Batalha e da movimentada Rua de Santa Catarina, uma das mais populares da cidade do Porto.
Morada: Rua Duque de Loulé 97, Sé, 4000-325 Porto
Quartos
Tal como o nome indica, a guesthouse tem apenas seis quartos. Os quartos mais amplos são os dois que dão para a Rua Duque de Loulé; os outros quatro têm frente para um pequeno pátio interior, um refúgio de tranquilidade, muito apetecível nas noites de verão. Estes quartos para as “traseiras” são também os mais indicados para famílias que precisem de quartos comunicantes. A decoração é cuidada e simples, as cores são suaves e os detalhes arquitetónicos (como o “estrado” que eleva o soalho e faz o pé direito parecer menos gigantesco) tornam a casa ainda mais acolhedora.
Atmosfera
É um ambiente familiar, ainda que haja brochuras turísticas em prateleiras e chaves para entrar nos quartos. É fácil sentirmos a Mariana e o Pedro como membros da família e dá vontade de lhes dizer “vá lá, sentem-se aqui à nossa mesa do pequeno-almoço”. A Cocorico Luxury Guest House é muito procurada por casais americanos, brasileiros e europeus que estão de visita à cidade.
Pequeno-almoço (café da manhã)
Sumo natural, bolo caseiro (quando não há, arranjam-se outras alternativas e dá-se a conhecer aos visitantes o afamado “pastel de nata”), compotas caseiras e marmelada, pão fresco e pão torrado a acompanhar os ovos mexidos, chá, café, iogurtes e cereais. E um café expresso, servido a pedido. Não me faltou nada. O café da manhã está incluído na diária.
Conclusão
- Pontos fortes: a simpatia dos anfitriões, o conforto da guesthouse, que impressiona pelas suas dimensões e pela sua velhice vestida de modernidade e conforto.
- Pontos fracos: a mim não me fez nenhuma diferença, mas reconheço que alguns hóspedes notarão a ausência de um televisor ou de outro entretenimento no quarto.
- Em resumo: aconselhável para todos aqueles que visitam o Porto e preferem a hospitalidade caseira ao ambiente de um hotel.
- Ideal para: uma estadia romântica ou um retiro em família.
- Preço: desde 55€ duplo · Ver preços
- Data da estadia: dez. 2013