Travellers House Hostel
Já fiquei três vezes alojado no Travellers House durante as minhas curtas viagens de trabalho a Lisboa. Adoro a socialização que um bom hostel promove e, nesse aspeto, o Travellers House é imbatível.
A primeira vez foi a mais surpreendente. Cheguei ao hostel já ao final da tarde de uma sexta-feira e fui recebido com enorme simpatia e profissionalismo. Mostraram-me as instalações e convidaram-me de imediato para um evento coletivo: nessa noite, havia um jantar tradicional com caldo verde, enchidos, queijos e muito vinho. Naturalmente, aceitei.
À noite, umas 15 ou 20 pessoas, maioritariamente jovens de mochila às costas – hóspedes brasileiros, europeus e até australianos -, reuniram-se em torno da mesa colocada na sala comum do Travellers House, onde iam sendo assados chouriços diversos, eram dados a provar vários queijos e, claro, bom vinho português.Todo o pessoal do hostel tinha uma atitude incrivelmente positiva, fazendo com que o mais tímido dos hóspedes se sentisse à vontade. O ambiente era alegre e festivo.
Fiquei a conversar com os outros hóspedes, saber um pouco das suas histórias de viagem e dar alguns conselhos sobre o que visitar em Lisboa – tarefa que, diga-se, o staff do hotel faz na perfeição. Depois, boa parte deles saíram para explorar a noite de Lisboa no Bairro Alto e Cais do Sodré; eu fiquei na sala comum, muito agradável, com esporádicas saídas à mini-varanda sobre a rua Augusta.
Quando chegou a hora de ir para o quarto (cedo, porque o dia seguinte era de trabalho), não tive qualquer dificuldade em adormecer, mesmo estando num dormitório. A cama era muito confortável e o barulho das conversas na sala perfeitamente aceitável. Nada a dizer sobre a casa de banho, perfeitamente adequadas e limpas.
Em suma, adorei ficar no Travellers House e, desde então, é um dos hotéis que recomendo a toda a gente que visita Lisboa e procura um ambiente jovem e descontraído. Não por acaso, a par de outras unidades lisboetas,o Travellers House é constantemente listado como um dos melhores hostels do mundo.
Como é o Travellers House?
“O Travellers House é um hostel extraordinário, com localização privilegiada no centro de Lisboa, funcionários super-atenciosos e um ambiente informal muito agradável. Um luxo a baixo custo.” Filipe Morato Gomes
Localização
Tal como boa parte da nova hotelaria de Lisboa, o hostel Travellers House beneficia de uma localização privilegiada no centro da capital. Na verdade, dificilmente o turista poderia pedir mais: o Travellers House fica em plena rua Augusta, artéria pedonal no coração da Baixa lisboeta, pertíssimo da estação de metro Baixa-Chiado e a dois passos do Rossio, Terreiro do Paço, Bairro Alto e Cais do Sodré.
Assim sendo, a partir do hotel pode facilmente caminhar para (quase) todo o lado, inclusive ao Castelo de São Jorge e a bairros tradicionais como a Mouraria e a Graça. Se valoriza a localização na hora de escolher alojamento em Lisboa, vale a pena ficar no Travellers House.
Morada: Rua Augusta 89, 1100-048 Lisboa
Quartos
Sempre que fiquei alojado no Travellers House, optei por dormir nas camaratas partilhadas para a estadia ficar mais barata. Os dormitórios são limpos, suficientemente espaçosos e com apenas 4 ou 6 hóspedes por quarto. Cada cama possui colchões extremamente confortáveis e ainda uma enorme gaveta para guardar com segurança todos os pertences.
Os quartos privados são naturalmente superiores. Além da privacidade, têm um design mais cuidado e casas de banho privativas. Para duas pessoas, é preferível optar por um quarto privado em vez de duas camas no dormitório – fica ligeiramente mais caro, mas compensa.
Atmosfera
Ambiente! – eis o que melhor define o hostel Travellers House. As áreas comuns são o verdadeiro ponto de encontro, e o staff do hotel tudo faz para promover a socialização entre os hóspedes. O Travellers House organiza jantares coletivos com gastronomia tradicional e vinhos portugueses (recomendo!) e atividades noturnas no exterior. Ideal para viajantes jovens e backpackers em geral (ou para quem tenha espírito jovem).
Pequeno-almoço (café da manhã)
O pequeno-almoço no Travellers House cumpre a sua função. É preparado na hora e inclui leite, café, chá, ovos, muesli, cereais e ainda tostas, compotas, mel e manteiga – tudo delicioso. Está incluído no preço.
Conclusão
- Pontos fortes: localização perfeita no centro de Lisboa; ambiente descontraído e sociável; qualidade do atendimento; eventos organizados.
- Pontos fracos: nada de relevante, dentro do conceitohostel
- Em resumo: absolutamente recomendável, especialmente para quem gosta de socializar e não usa o hotel apenas para dormir.
- Ideal para: mochileiros, jovens casais.
- Preço: desde 16€ dormitório, 50€ duplo · Ver preços
- Data da estadia: out. 2011