Hotel Lutécia
Assim que entrei tive aquela leve impressão de que o ruído e o stress de Lisboa haviam ficado estagnados à entrada. Percorri as portas de vidro de olhos postos nos rececionistas, impecavelmente vestidos de branco e sorriso sincero na face, como se estivessem à minha espera, envolvida naquele silêncio cortado apenas pelo som de um jogo de futebol a que alguns hóspedes assistiam no bar. As quatro estrelas do Hotel Lutécia, perfeitamente colocado ao lado do Teatro Maria Matos, quase se justificam ao percorrer o hall de entrada. Traços modernos, sofás confortáveis, um bar à disposição dos hóspedes a convidar a uma bebida por entre as luzes suaves.
Bastaram-me alguns minutos ali mesmo na entrada para perceber que a maioria dos hóspedes são turistas estrangeiros. Uma família espanhola que sai do elevador, um casal com traços nórdicos termina o check-in, outros estrangeiros em movimento. Em contraste, encontrei alguns portugueses no hotel, aparentando ali estar por razões profissionais.
De repente, estou em Nova Iorque. Saio do elevador e à minha frente há uma imensa fotografia da cidade, com a música do Frank Sinatra – “New York, New York” – a sobrepô-la. Há ainda muitas outras imagens de Nova Iorque pelo corredor, que me acompanharam até ao quarto.
Sentei-me por momentos na cama voltada para a janela. Tive a sorte de ter como pano de fundo o Tejo com um fim de tarde que me pareceu imperdível, envolvida pela ausência do ruído dos muitos carros que circulavam fora do hotel.
Se, pela noite, a cama me pareceu perfeita, de manhã transformou-se num terrível inimigo. Senti uma vontade tremenda de me deixar perder nas horas no aconchego do quarto, aproveitando-o ao máximo. Felizmente, o abandono desse conforto foi compensado pelo delicioso pequeno-almoço preparado na grande sala do restaurante do hotel, em mesas redondas, já com as muitas famílias acordadas. O staff do hotel Lutécia foi sempre simpático e disponível, e a comida ótima para iniciar o dia com a energia necessária.
Abandonei o Hotel Lutécia com esse leve desejo de retorno. Há qualquer coisa de aprazível que me leva a ansiar permanecer neste espaço sempre que regresso a Lisboa a trabalho.
Como é o Hotel Lutécia?
“O local certo para visitar Lisboa ou para matar a ânsia de descanso após um dia de trabalho, deixando a cidade do outro lado da porta.” Paula Alves Silva
Localização
colocado no centro de Lisboa, o Hotel Lutécia encontra-se junto à Avenida de Roma, exatamente ao lado do Teatro Maria Matos. Ao percorrer a pé a longa avenida, deparamo-nos com as muitas lojas e centros comerciais. A proximidade do metro e vários autocarros permite percorrer facilmente Lisboa. Optando pelo carro, o Parque das Nações ou o Jardim Zoológico encontram-se a 10 minutos de distância. A FIL, o Centro de Congressos ou o Museu Bordalo Pinheiro estão também nas proximidades.
Morada: Avenida Frei Miguel Contreiras 52, 1749-086 Lisboa
Quartos
Existem três tipologias disponíveis: o city room, o executive room e as suites, decoradas de forma temática. Experienciei por duas vezes o city room, de decoração semelhante, alterando-se somente a paisagem sobre Lisboa.
Assim que entrei, descalcei-me. O quarto alcatifado pareceu-me um convite para passear-me por ele, sendo conduzida à longa janela com vista sobre os prédios da capital com o Tejo lá ao fundo. A grande cama de casal é também imensamente confortável, assim como as suas almofadas brancas em contraste com a colcha colorida.
Em frente à cama existe uma secretária acompanhada de um longo candeeiro e à disposição encontra-se um mini-bar com algumas bebidas e comida para acalmar o estômago A casa de banho privativa está otimamente equipada e tremendamente limpa.
Atmosfera
Um espaço apetecivelmente tranquilo que nos parece afastar da confusão de Lisboa. O bar colocado no grande hall de entrada é um convite a beber um cocktail sentada num dos confortáveis sofás, enquanto se descansa após um dia de trabalho ou um passeio pela cidade. Reina o silêncio nos espaços comuns, preenchidos, sobretudo, pela presença de famílias estrangeiras. O Hotel Lutécia é um desses hotéis onde nos apetece ficar retido, com boa comida e um ótimo atendimento, num espaço decorado a pensar no conforto do hóspede.
Pequeno-almoço (café da manhã)
Pensado para turistas e portugueses, há uma enorme variedade de alimentos: para além do leite, café, chá e sumo natural, inclui salsichas, ovos, pão, croissants, compotas, iogurtes, bolos e fruta, entre outros alimentos. O pequeno-almoço é feito na sala do restaurante rodeada de janelas, num ambiente agradável, fazendo deste um ótimo local para se iniciar o dia. O café da manhã está incluído na diária.
Conclusão
- Pontos fortes: localização, conforto e atendimento.
- Pontos fracos: nada a apontar.
- Em resumo: o Hotel Lutécia é um espaço requintado, cuidado e aconchegante, com staff profissional e atencioso. Merece as estrelas que carrega.
- Ideal para: turistas, estadias de negócios e ainda para reuniões de trabalho.
- Preço: desde 50€ duplo · Ver preços
- Data da estadia: mar. 2013