O nome oficial do trilho é São Cristóvão do Douro. Mas ele está tão ligado aos versos de Miguel Torga que há quem lhe chame “trilho torgueano de Provesende”. Seja como for, o nome é o que menos importa quando a recompensa dada a quem se aventura por estes caminhos do Douro Vinhateiro é o desfrute de uma paisagem avassaladora.
O que propomos é visitar o Douro para fazer um trilho com pouco mais de cinco quilómetros, que começa na aldeia de Provesende, concelho de Sabrosa, e termina na vila do Pinhão, no concelho de Alijó. O trilho de São Cristóvão está bem marcado, atravessa algumas quintas vinícolas que são tão características do Douro e pode ser feito inclusive por crianças. Não vale ter medo de se perder – até porque os mapas estão à distância de um clique. Se ainda está com dúvidas sobre se vale a pena começar já a fazer as malas, deixo a última tentativa a Miguel Torga.
“Não é descer de Sabrosa para o Pinhão, estacar em São Cristóvão, e abrir a boca de espanto. Não é ir a São Leonardo de Galafura ou ao Miradoiro de São Brás, olhar o caleidoscópio, e ficar maravilhado. É compreender toda a significação da tragédia, desde a tentação do cenário, à condenação de Prometeu, ao clamor do coro.”
Miguel Torga (in “Portugal, Doiro”)
Aqui ficam algumas sugestões sobre onde ficar a dormir para fazer o trilho de Miguel Torga – oficialmente chamado de Trilho de São Cristóvão.
Trilho de São Cristóvão do Douro: onde ficar
#1 Morgadio da Calçada
Fica mesmo na aldeia de Provesende, ponto de partida ou de chegada deste trilho, e onde é possível ver de perto um pouco da história dos grandes produtores de vinho do Porto.
Trata-se de uma mansão do século XVII, mandada erguer pelo desembargador Jerónimo da Cunha Pimentel, a casa do Morgadio da Calçada é um uma das 13 casas senhoriais que existem nesta pequena aldeia.
Os antigos abrigos posicionados ao longo de um pátio, como as cavalariças e armazéns agrícolas, foram transformados em acolhedores quartos.
Reservar o Morgadio da Calçada
#2 Quinta de la Rosa
A Quinta de la Rosa recebe visitas há mais de 20 anos. Actualmente oferece mais de duas dezenas de quartos, divididos em diferentes tipologias. Os hóspedes podem escolher entre ficar na Casa Principal e mergulhar em 100 anos de história, ou quartos mais recentes especificamente concebidos para alojamento na quinta.
Durante as vindimas, regar geral em setembro, os hóspedes podem participar no processo de produção de vinho e em sessões de degustação. Fica no Pinhão.
#3 Lugar das Letras
O Lugar das Letras é uma escola da boa vida. Resultou da recuperação da antiga escola primária de Gouvães do Douro, e só por si merecia uma visita. Tem vistas privilegiadas para os vales esculpidos a socalcos e para as pitorescas aldeias de Provesende e Casal de Loivos. Fica a dez minutos de carro do Pinhão, se tanto.
#4 Mesão Provesende
Uma velha casa tradicional, que um casal de estrangeiros, Jet e Ronald, soube recuperar para oferecer todas as necessárias comodidades sem desvirtuar a traça original. Alguns quartos têm varanda, todos têm acesso a um jardim, as vistas são maravilhosas e diz- se que as provas de vinho também. Fica em Provesende, perto do início do Trilho de São Cristóvão.
Como é evidente, estas não são as únicas escolhas para ficar hospedado caso queira fazer o Trilho de São Cristóvão do Douro. Mas, entre casas de turismo rural, quintas no Douro Vinhateiro e até uma escola reabilitada, são seguramente opções onde ficará bem instalado. Para outros hotéis na região, veja o link abaixo.