É atualmente o maior conjunto de arte rupestre ao ar livre do mundo. São mais de mil rochas em 70 sítios diferentes e essa distinção, de que poucos terão conhecimento, deveria, por si só, tornar obrigatória a visita ao Parque Arqueológico do Côa.
O facto de ser Património da Humanidade, de se situar numa das zonas mais bonitas de Portugal e de ter merecido a construção do Museu do Côa são outras tantas razões. Se ainda precisa de mais argumentos, talvez visionando o filme ”A Arte da luz tem 20.000 anos”, de João Botelho, o deixe definitivamente convencido. Nós só estamos aqui para o ajudar, e garantir que o alojamento fará parte da melhor das experiências. Aqui ficam as nossas sugestões para dormir perto do Parque Arqueológico e Museu do Côa.
Onde dormir perto do Parque Arqueológico e Museu do Côa
#1 Lagares Douro Villas
Esta unidade de alojamento disponibiliza duas vilas completamente equipadas, uma piscina de vista panorâmica (de cortar a respiração) e uma arquitectura moderna que soube respeitar os elementos rurais. São perfeitas para famílias ou pequenos grupos de amigos, e convida a estadias prolongadas. Fica a 36 quilómetros do parque Arqueológico do Côa. Reservar Lagares Douro Villas.
#2 Quinta do Chão D’Ordem
A proximidade ao parque é, porventura, o melhor dos muitos argumentos. Mas a simpatia e a amabilidade dos proprietários também é deveras convincente. A decoração é sóbria e, talvez, até, um pouco datada, mas o conforto dos quartos e das muitas salas com lareira (também há piscina, bem apropriada para o verão) compensa tudo. Reservar Quinta do Chão D’Ordem.
#3 Bairro do Casal
É uma espécie de refúgio rural, com piscina ao ar livre e rodeado por residências de pedra típicas de Portugal por todo o lado. Este “Bairro” fica em Murça do Douro, a 20 quilómetros de Foz Côa e a 30 do parque, oferece cinco quartos que na verdade são cinco casas autónomas, para duas ou para quatro pessoas, com a vantagem de oferecer pequeno almoço. Reservar Bairro do Casal.
Há outras possibilidades de alojamento na região do Museu do Côa, mas estas são as que nos parecem mais interessantes.