“Em 2016, Portugal foi uma escolha óbvia”. Foi assim que a Travel + Leisure, uma das mais relevantes revistas de viagem norte-americana, anunciou ao mundo – e aos seus leitores – qual considera ser o melhor destino do ano.
Pode ser um país pequeno – “tem o tamanho do estado do Maine”, mas ninguém resiste a aos seus recantos pitorescos. E eu, que não sou de intrigas mas não deixei de reparar que nas “23 fotografias que o vão deixar a querer marcar uma viagem rapidamente a Portugal”, a equipa da Travel+ Leisure ficou absolutamente rendida com a cidade do Porto. É ela quem merece o maior número de fotografias. Mas também há razões de peso em Lisboa, no Douro, no Alentejo e na Comporta, no Algarve e em Angra do Heroísmo…
Não sei se temos o país mais lindo de todos, mas não faz mal que venha alguém de forma lembrar-nos que há muitos cantos, por este canto da Europa, que vale conhecer e voltar muitas vezes. É aproveitar que vem aí Dezembro, e há dois feriados à quinta-feira a convidar afazer ponte e esticar o fim de semana. Vou aproveitar a boleia da Travel + Leisure para fazer quatro sugestões de destinos para um fim de semana prolongado.
Destinos para um fim de semana prolongado
#1 Porto
Há os Clérigos e a Rua das Flores, há a Casa de Serralves e a Casa da Música, há o Parque da Cidade e a marginal da Ribeira até á Foz. Há uma cidade cosmopolita que anda nas bocas do mundo e no coração de quem a conhece. Mesmo para quem conhece, há sempre muitas, e tantas e boas razões para querer voltar. Escolher um hotel no Porto.
#2 Douro
“A paisagem cultural do Alto Douro combina a natureza monumental do vale do rio Douro, feito de encostas íngremes e solos pobres e acidentados, com a ação ancestral e contínua do Homem, adaptando o espaço às necessidades agrícolas de tipo mediterrâneo que a região suporta. Esta relação íntima entre a atividade humana e a natureza permitiu criar um ecossistema de valor único, onde as características do terreno são aproveitadas de forma exemplar, com a modelação da paisagem em socalcos, preservando-a da erosão e permitindo o cultivo da vinha”. Já foi há 15 anos que a Unesco decidiu classificar o Alto Douro Vinhateiro como Património da Humanidade. O turismo descobriu-o e veio acrescentar argumentos de peso a esse ecossistema. Escolher um hotel no Douro.
#3 Lisboa
“É fácil gostar de Lisboa. A sua luminosidade, a monumentalidade dos edifícios históricos ligados aos Descobrimentos, o ambiente tradicional em bairros como Alfama, Graça, Mouraria ou o Bairro Alto, os museus, os miradouros, o fado que sai com naturalidade da boca dos alfacinhas (habitantes de Lisboa), a alta qualidade da hotelaria de Lisboa, uma gastronomia riquíssima e o baixo custo quando comparado com os padrões europeus fazem de Lisboa um destino de eleição para viajantes de todo o mundo”, escreve-se no Alma de Viajante. Pouco mais há a dizer. Escolher um hotel em Lisboa.
#4 Alentejo
Terra do cante, da planície, do Atlântico e do Alqueva. Terra das cores quentes do outono e do azul intenso do céu do verão. Terra das praias da Costa Vicentina, dos trilhos e dos passeios de balão de ar quente. Terra de castelos e de conquistas. Terra de comer até não poder mais. Terra de cultura e de tradição, de oleiros e de tapetes. Terra de património e de humanidade. Há tantos Alentejos dentro do Alentejo. Escolher um hotel no Alentejo.
Há com certeza muitas outras opções, mesmo neste país pequeno em tamanho mas tão grande em interesse. Mas acredito que estes quatro destinos são um bom ponto de partida para escolher onde passar um fim de semana prolongado em Portugal. Boa viagem!