A romaria do Senhor de Matosinhos é uma das mais importantes do Norte de Portugal. É das primeiras a surgir no calendário, como que a marcar o ritmo para as festas de junho. E há na cidade boas opções de alojamento.
O Senhor de Matosinhos decorre normalmente durante três semanas e tem como pontos altos o fogo dos bonecas na terça-feira (feriado municipal, dia do Senhor de Matosinhos) e o fogo de artificio do sábado anterior. E tem os inevitáveis carrosséis e carrinhos de choque, farturas e algodão doce, caldo verde e sardinhas assadas. É aqui que pára tudo – ou não fosse Matosinhos uma das capitais da sardinha, ou o World’s Best Fish, a marca com que a cidade se tem vindo a autopromover.
A verdade é que não é uma promoção gratuita – o bom peixe é mesmo um dos principais cartões de visita de Matosinhos! Logo a seguir vem a igreja do Senhor de Matosinhos, assinada por Nicolau Nasoni (o mesmo que fez a torre dos Clérigos), em cuja porta, por estes dias, os visitantes se acumulam em filas para apreciar a sua exuberante decoração florida.
A proximidade da cidade de Matosinhos ao Porto é tanta que às vezes as duas cidades se confundem. Mas Matosinhos tem argumentos suficientes para merecer uma visita: a começar no fantástico edifício do terminal de Cruzeiros de Leixões ou na mais recente Casa da Arquitectura. Sim, Matosinhos é a terra de Siza Vieira (só para lembrar os mais distraídos). Matosinhos sempre teve grandes exemplos de restauração. E agora tem também bons exemplos de hotelaria. Aqui ficam quatro sugestões para ficar alojado em Matosinhos.
Veja o que fazer em Matosinhos para informações mais completas sobre o destino.
Onde ficar em Matosinhos
1. Sea Porto Hotel
Fica quase em frente à Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, pelo que mais no coração da festa não podia ser! Para além da excelente localização, o Sea Porto Hotel ainda deve cheirar a novo – abriu em finais de 2017. É uma unidade de quatro estrelas, com 57 quartos e decoração clean, muitas vezes alusiva à cidade do Matosinhos e a todos os seus ícones.
2. Fishtail Sea House
Tem dormitórios, quartos privados com e sem casa de banho, e quartos familiares. Independentemente da idade e do número de elementos que viajarem consigo, o hostelFishtail Sea House,que abriu recentemente da Rua do Godinho (a artéria que faz a ligação entre a principal rua da romaria ao Senhor de Matosinhos e a Doca de pesca, tem solução. E tem, obviamente, uma área comum e serventia de cozinha para todos se sentirem como em casa.
3. Casa do Godinho
A recuperação de uma das bonitas moradias que fazem da Rua do Godinho uma das artérias em que vale a pena passear na cidade de Matosinhos deu lugar a esta simpatiquíssima guesthouse, uma das primeiras a surgir em Matosinhos. Filipe Morato Gomes, que visitou a Casa do Godinho na abertura, reparou em algumas originalidades, “como as paredes de pedra pintada, que lhe dá um toque acolhedor, mas irreverente e original” e no pátio interior que “proporcionará porto seguro para um fim de tarde a descansar da praia ou uma leitura retemperadora”. Tem apenas cinco quartos. E tem carácter.
4. My Trip Porto
É mais uma moradia recuperada na Rua do Godinho. Pode não parecer original, mas merece figurar nesta lista pela decoração da casa, pelo ambiente que proporciona e pelo conforto dos quartos.
Há com certeza outras unidades de alojamento em Matosinhos, mas estas são aquelas que nos merecem maior entusiasmo. E são excelentes escolhas para quem se quer divertir na romaria do Senhor de Matosinhos. Boa estadia!