Hotel Flor de Sal
Há ocasiões em que tudo o que apetece é evasão. Sair de casa, fugir da rotina, esquecer o trabalho e os contratempos quotidianos. Foi numa dessas alturas, depois de um período particularmente cansativo, que resolvi levar a família para um fim de semana de dolce farniente.
O mar, já se sabe, tem efeitos terapêuticos, por isso o Hotel Flor de Sal impôs-se facilmente numa lista de locais possíveis. O facto de podermos revisitar Viana do Castelo, uma cidade de que tínhamos boas memórias, também pesou na decisão.
Apesar disso, na hora da reserva escolhi aposentos com vista para a serra, poupando no suplemento vista mar, uma vez que a ideia era passar a maior parte do tempo a passear ou a desfrutar dos espaços comuns deste hotel de 4 estrelas. Pousadas as malas na suite júnior – que tem a particularidade de ter a cama extra separada da divisão principal por uma meia parede, garantindo assim maior privacidade -, fomos tomar um café na esplanada, aproveitando os raios mornos do sol de inverno. Como apenas um pequeno jardim relvado e um paredão separam o hotel do Atlântico, fomos logo envolvidos pelo marulhar das ondas e pelos gritos das gaivotas – música zen para os nossos ouvidos.
Poderia ter ficado ali durante horas, se o frio não se tivesse começado a instalar e não houvesse uma proposta mais tentadora: vestir o roupão fornecido pelo hotel e encaminhar-me para o spa para afogar o cansaço na água borbulhante do jacuzzi. Isto sempre com os olhos postos no horizonte, pois o circuito de talassoterapia está rodeado de janelas voltadas para o oceano. Enquanto relaxava, as crianças ficaram a brincar com o pai na piscina interior “com sabor a sal”. Apesar do health club não ser de uso exclusivo aos hóspedes (embora estes tenham acesso gratuito), naquela tarde de sábado apenas uma mão-cheia de pessoas me fazia companhia, cada um imerso nos seus pensamentos, na mais absoluta tranquilidade.
À noite, optámos por um tradicional jantar minhoto na cidade de Viana do Castelo, que tem sítios muito recomendáveis para saciar o palato, pelo que não chegámos a experimentar o Saleiro, o restaurante do Hotel Flor de Sal cuja carta nos pareceu igualmente apetecível. Quando regressámos, ainda nos afundámos durante um bocado nos sofás do bar, a ouvir alguns clássicos de jazz tocados por um duo que ali atuava ao vivo. Mas o corpo pedia já poiso mais duradouro numa cama confortável como um ninho que nos embalou por mais horas do que é habitual.
O que restava da manhã foi passado numa pequena praia de seixos e areia, a formar palavras com as algas que davam à costa, a ver quem acertava na mais distante poça de maré, a tentar resistir aos insistentes pedidos das crianças para molharem os pés “só um bocadinho”.
Por mim, também regressaria ao hotel para ficar mais um bocadinho, dias inteiros até, numa das chaise longue do segundo piso, com o mar aos pés, como se estivesse na proa de um navio.
Como é o Hotel Flor de Sal?
“Seja para uma estadia bem romântica ou uns dias de pura descontração, o Hotel Flor de Sal tem tudo para nos mimar os sentidos – sempre com o Atlântico no horizonte.” Ana Pedrosa
Localização
O hotel está situado na Praia Norte, a menos de 2 quilómetros do centro de Viana do Castelo, uma distância curta para quem gosta de caminhar – embora o percurso não seja o mais aprazível. Ficando fora do bulício (relativo) da cidade, tanto serve de porto de abrigo para quem procura repouso absoluto, como ponto de partida para explorar o litoral minhoto, com praias magníficas em qualquer altura do ano. Canto Marinho, finalista das 7 Maravilhas de Portugal (Praias) na categoria de areais selvagens, fica a 8 quilómetros dali, um pouco antes de Afife, outro local a conhecer.
Morada: Avenida de Cabo Verde 100 (Praia Norte), 4900-568 Viana do Castelo
Quartos
Sonhar não custa, e quem não gostaria de se imaginar na penthouse, com lareira acesa nos dias frios, numa sala onde se pode tomar as refeições sem ter de descer ao restaurante? Privacidade total garantida, até na enorme varanda voltada ao mar. Para orçamentos mais modestos, o hotel tem outros 59 quartos, distribuídos por duplos com vista serra e vista mar e vários tipos de suites. Em qualquer dos casos, as divisões são muito espaçosas, com uma decoração moderna. Todos têm ar condicionado, TV por satélite e cabo e WiFi gratuita.
Atmosfera
Apesar de não ser o típico hotel de praia, com piscinas exteriores e praias aos pés, o Atlântico está sempre presente, onde quer que se esteja. Luz a entrar a rodos por janelões virados ao mar, tetos altos, espaços amplos, corredores largos com cadeirões que convidam à preguiça, dão a este lugar um ambiente descontraído, embora sofisticado. O luxo é discreto, e o design minimalista, de linhas direitas e cores sóbrias. Um destino excelente para uma lua-de-mel ou uma saída a dois, mas também para um fim de semana em família.
Pequeno-almoço (café da manhã)
O que recordo melhor é do sortido de pequenos pães, estaladiços e deliciosos com um pouco de manteiga ou compota. De resto, a variedade é grande, desde bacon, salsichas e ovos mexidos para quem precisa de começar o dia com energia, aos iogurtes, fruta, sumos e cereais para quem prefere uma opção mais leve. E ainda fiambre e diversos tipos de queijo para quem gosta de variar. Tudo servido no restaurante Saleiro, voltado ao mar, como não poderia deixar de ser. Está incluído no preço da estadia.
Conclusão
- Pontos fortes: acima de tudo a vista para o mar, mas também o design e os quartos, muito espaçosos, seja qual for a tipologia; e o spa, para relaxar de olhos postos nas ondas.
- Pontos fracos: durante a minha estadia a experiência foi agradável, mas há quem se queixe da afluência no spa gerido pela empresa Solinca que, não sendo de acesso exclusivo aos hóspedes, pode tornar-se concorrido em certas horas do dia. Crianças e jovens com menos de 16 anos não podem aceder ao circuito de talassoterapia, onde se inclui o jacuzzi e banho turco. Se a regra pode ser vista como um contratempo para algumas famílias, será certamente uma vantagem para quem gosta de tranquilidade.
- Em resumo: muito recomendável.
- Ideal para: casais em saída romântica ou para quem simplesmente precise de descansar. É também um excelente ponto de partida para quem queira descobrir Viana do Castelo e o litoral minhoto, além de um bom local para reuniões de negócios e eventos empresariais.
- Preço: desde 77€ duplo · Ver preços
- Data da estadia: jan. 2010