Os concelhos do Douro Superior já se estão a preparar para fazer a festa das amendoeiras em flor, que decorre entre as últimas semanas de fevereiro e as primeiras de março. A Natureza, essa, vai fazer o principal, deixando-se pintar de branco e rosa com o florir das amendoeiras, inspirando lendas e romantismos. Há várias formas de chegar ao Douro Superior (de carro, de autocarro ou de comboio) e várias rotas a descobrir. E há sítios inspiradores para pernoitar. Deixamos cinco sugestões.
Amendoeiras em Flor no Douro – onde dormir
#1 Bairro do Casal – Turismo d’Aldeia
Preservando o traçado original da região, as villas do Bairro do Casal mantém os detalhes de pedra e madeira por toda parte. Há uma piscina exterior e pequeno-almoço continental incluído, e todas as villas estão totalmente equipadas. Ficam em Murça, a cerca de 20 km de Vila Nova de Foz Côa e a 30 km do parque arqueológico declarado pela UNESCO como Património Mundial. Reservar o Bairro do Casal – Turismo D’Aldeia.
#2 Quinta do Chão d’Ordem
Oferece ambiente familiar, numa propriedade com 74 hectares rodeada por vinhas, oliveiras e amendoeiras. Os quartos são amplos, a decoração é sóbria, todos têm varanda e alguns incluem uma lareira. Há pequeno-almoço (com bolos caseiros) para os clientes que queiram participar nas actividades agrícolas, e os hóspedes podem utilizar a cozinha para preparar as suas refeições. Fica a 15 km do Castelo de Marialva e a 6 km de Longroiva, do seu castelo e termas. Reservar Quinta do Chão d’Ordem.
#3 Casa da Amendoeira
A Casa da Amendoeira está situada em Castelo Rodrigo, uma aldeia histórica que viu esta unidade ser restaurada de forma a casar os confortos da modernidade com a pedra histórica e tradicional. Não falta conforto nos quartos, que obedecem a uma decoração temática e oferecem uma televisão de ecrã plano de 81 cm, um dispositivo USB com uma seleção de música e uma secretária. Por falar em música, há um piano na sala e lareiras para ajudar a aquecer o ambiente. Reservar a Casa da Amendoeira.
#4 Quinta da Terrincha
É uma propriedade de 300 hectares em Torre de Moncorvo, com piscina exterior, vastos vinhedos e onde as casas em que viviam os antigos trabalhadores da quinta foram transformadas em nove acolhedoras casas de turismo rural. Todas elas dispõem de sala de estar com lareira e televisão, acesso Wi-Fi gratuito, casa de banho privativa e uma cozinha equipada. Um buffet de pequeno-almoço é servido todas as manhãs na sala de jantar da propriedade. Reservar a Quinta da Terrincha.
#5 Casa da Avó – Turismo de Habitação
A Casa da Avó é um “turismo de habitação de 4 estrelas”, instalado no centro da vila de Torre de Moncorvo num solar com mais de 150 anos. Oferece aos hóspedes 6 quartos rústicos, todos concebidos individualmente e que reflectem o estilo local, e ainda salão, bar, biblioteca e sala de jogos. Para quem gosta de mobília e decoração de estilo clássico, encontra aqui um ambiente acolhedor e familiar. Como escreveu um hóspede, “dá a sensação de estarmos numa casa que gostaríamos que fosse nossa”. Ou da nossa avó. Reservar a Casa da Avó – Turismo de Habitação.