A aldeia mais portuguesa de Portugal continua a destacar-se pela sua intrincada malha de ruas estreitas e graníticas, pela criatividade da ocupação dos solos e pelo aproveitamento dos espaços. Sugestões sobre onde dormir em Monsanto.
O epíteto vem desde 1938 e vingou até aos dias de hoje. Poderia ser uma lição de marketing, ou de como bem vender um destino turístico. Mas a verdade é que não há publicidade que valha se o produto que promove não for de qualidade. Não for genuíno. É o caso de Monsanto, “a aldeia mais portuguesa de Portugal”, assim baptizada após um concurso levado a cabo pelo governo do Estado Novo.
O prémio desse afamado concurso foi uma estrada de alcatrão desde o sopé da “montanha” até ao centro da aldeia e também um galo de prata cuja réplica permanece até hoje em exibição no cima da torre do relógio. Hoje em dia, a aldeia mais portuguesa de Portugal continua a destacar-se pela sua intrincada malha de ruas estreitas e graníticas, pela criatividade da ocupação dos solos e pelo aproveitamento dos espaços – um penedo de granito poderia servir muito bem de parede a uma casa,
E a verdade é que Monsanto continua a captar atenções, além fronteiras. Recentemente, aAssociação de Agências de Viagem do Japão incluiu a aldeia de Monsanto entre as mais belas da Europa. Foi a única presença portuguesa na lista.
Aqui ficam quatro sugestões onde dormir em Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova. e que nos deixa alcandorados nos seus 750 metros de altura.
Onde dormir em Monsanto
Monsanto GeoHotel Escola
O nome diz tudo. É um hotel e é uma escola, em que há alunos a aprender a ser bons hoteleiros. E é um GeoHotel porque está situado no interior de um verdadeiro GeoMonumento, um daqueles que o Parque Geológico Naturtejo tão bem soube enumerar. No fundo, é sobretudo um bom ponto de partida para conhecer a aldeia e toda a região.
Reservar Monsanto GeoHotel Escola
Taverna Lusitana
O ambiente acolhedor e familiar com que dispõe em cima da mesa tapas tradicionais portuguesas com produtos regionais – queijos, enchidos, vinhos, azeite, mel e licores – já é argumento suficiente para a visita. Mas na Taverna Lusitana também se dorme, em quartos arejados e rústicos (como não podia deixar de ser).
Casa Pires Mateus
A Casa Pires Mateus fica em pleno centro da aldeia histórica de Monsanto e trata-se de uma casa tradicional convertida em pequena pousada onde domina o ambiente familiar. Oferece vários quartos com camas de casal e casas de banho privativas, uma sala comum e uma cozinha partilhada onde é possível preparar refeições. E pensou nas pessoas com mobilidade condicionada. Tem ainda um terraço com vista para a aldeia sempre muito apreciado.
Casa do Chafariz
Se a ideia é ter uma experiência numa casa da pedra, essa é mesmo a proposta irrecusável da Casa do Chafariz. Está lá o toque rústico e o conforto exigido nos tempos que correm. O pequeno-almoço não está incluído na diária – mas é servido a pedido.
Há naturalmente outras opções onde dormir na aldeia de Monsanto que podem propiciar uma boa experiência. E já fora da pequena aldeia, tanto no sopé da pequena montanha – no denominado Campo de São Lourenço – como nas aldeias vizinhas, como a também “obrigatória” aldeia de Penha Garcia, há outros bons hotéis. Aqui deixamos ficar apenas quatro sugestões onde dormir em Monsanto que consideramos mais interessantes.