Nem só Dom Quixote sonhava com moinhos. Nós não vemos monstros nem gigantes. Pelo contrário, gostamos de os ver no horizonte. Mais ainda quando esses moinhos estão transformados em hotéis.
Eu, apreciadora de Cervantes me confesso: quando penso em moinhos, lembro-me sempre do D. Quixote e do seu fiel escudeiro Sancho Pança, quando atravessavam as planícies e se depararam com 30 ou 40 gigantes.
“ – Que gigantes? – interrogou Sancho.
– Aqueles que além vês de braços desmesurados. Alguns medem quase duas léguas de comprido…
– Atente bem, Vossa Mercê. O que se descortina além fora não são gigantes, mas moinhos de vento. E o que parecem braços não são senão as velas que, sopradas pela aragem, fazem girar as mós”.
Não precisamos de ir a Espanha, não precisamos de pedir sequer, a ajuda do vento para os ver a funcionar. O melhor de tudo é que alguns moinhos em Portugal foram transformados em acolhedores hotéis e refúgios.
Aqui ficam cinco sugestões, entre os melhores moinhos onde pode ficar alojadoem território português.
Onde dormir em moinhos em Portugal
Moinhos de São Filipe, Setúbal
Fica a 2,5 km do centro de Setúbal e a menos de dez minutos da praia. O melhor de tudo serão, porém, as vistas para o Oceano Atlântico e para o Rio Sado. O Parque Nacional da Serra da Arrábida, perfeito para caminhadas e ciclismo, é ali ao lado. A Quinta dos Moinhos também tem uma biblioteca e serviços de massagens para quem não quiser sair dali.
Reservar Quinta dos Moinhos de São Filipe
Moinhos do Paneiro, Carocha, Costa Vicentina
O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e a Costa Vicentina dispensam apresentações; por isso, o mais importante será dizer que os Moinhos do Paneiro estão localizados na Rota Vicentina, na única paragem entre Santiago do Cacém e Cercal. A propriedade inclui dois moinhos de vento centenários, seis casas, um jardim verdejante e uma piscina exterior. São dos melhores moinhos onde dormir em Portugal.
Moinho da Camila, Azenha Velha
É uma casa suficientemente longe de Sintra e de Lisboa para ser tranquila e suficientemente perto para não demorar muito a lá chegar. É sobretudo, uma casa de férias auto-suficiente que permite aos hóspedes privacidade, conforto e uma paisagem fantástica. Os três níveis de janela correspondem aos três pisos onde é possível encontrar a kitchnette, a sala de estar e, no cimeiro, o quarto de dormir, onde os engenhos de madeira integrados na decoração nos fazem lembrar bem onde estamos. Para quem vivenciar a experiência de dormir num moinho, esta é uma excelente escolha.
Herdade do Moinho, Santiago do Cacém
O mecanismo original deste antigo moinho ocupa lugar nobre do segundo piso da Herdade do Moinho, onde há uma sala de estar com um sofá, uma pequena área de jantar, uma cama de casal e uma televisão por satélite. Atrevemo-nos a dizer que o ecrã de televisão será o que menos importa, pelo menos enquanto o olhar se puder deleitar a contemplar o horizonte. A Herdade do Moinho dispõe de uma piscina exterior biológica. Fica a menos de 5 km de Santiago do Cacém e a 19 km da Lagoa de Santo André.
Moinho.com, Rio Maior
As vistas a 360 graus sobre as Serras de Aires e Candeeiros são, talvez, o maior dos argumentos do Moinho.com. Mas a forma moderna como foi recuperado e equipado este antigo moinho, atribuindo-lhe todo o conforto numa convincente paisagem, também não é coisa pouca.
O Moinho.com é, pois, uma opção de alojamento para toda a família com vontade de experimentar dormir num num moinho em Portugal. Dispõe de dois quartos, cozinha equipada e um ampla sala de estar. Nos arredores os hóspedes podem visitar as Salinas de Rio Maior 3 km ou as Grutas de Alcobertas a 18 km. As praias de Foz do Arelho e São Martinho do Porto ficam a cerca de 40 km.
Estes são, pois, cinco das melhores opções para dormir em moinhos em Portugal. Outros bons moinhos haverá, com certeza, para se alojar com conforto e tranquilidade em território português. Boa estadia!