Faz hoje exatamente um ano que a Hotelandia ficou online. O projeto, que pretende ser uma espécie de mostruário da excelente hotelaria portuguesa pelas palavras certeiras e independentes dos melhores jornalistas de viagens, teve desde o início excelente acolhimento mediático, dos profissionais da hotelaria e, mais importantes, de todos os visitantes que, amavelmente, foram deixando o seu feedback aqui no site, por email ou diretamente no Pinterest,Google + ou página Facebook da Hotelandia (aproveitem e acrescentem a Hotelandia às vossas redes sociais).
Não atingimos todos os objetivos propostos, nomeadamente quanto ao nível de visitantes e ao número de hotéis visitados, mas foi, ainda assim, um magnífico primeiro ano. Olhando para trás, é curioso verificar que as unidades hoteleiras mais vistas pelos leitores correspondem exatamente ao espírito da Hotelandia. Pequenos hotéis de charme e casas de turismo rural de extrema qualidade e bom gosto, onde os hóspedes são recebidos e mimados como amigos (sendo que isso não significa obrigatoriamente luxo e preços disparatados).
No fundo, pretendemos distinguir a arte de bem receber tão portuguesa, aplicada à hotelaria, e é gratificante verificar que estamos em sintonia com os leitores.
Já escrevemos sobre dezenas de outros hotéis de extraordinária qualidade, mas agora é tempo de dar a palavra aos leitores: eis, então, as cinco unidades hoteleiras mais procuradas no primeiro ano da Hotelandia.
1. Moinhos da Tia Antoninha
“Verdadeiro refúgio para qualquer urbano, no meio do monte e a um quilómetro da aldeia mais próxima, os Moinhos da Tia Antoninha são uma unidade de turismo rural perfeitamente integrada na paisagem, autónoma em termos energéticos e ecológicos”. O texto é da Ana Isabel Mineiro
2. Herdade do Amarelo, Vila Nova de Milfontes
“Se pudéssemos rebatizar este lugar, chamar-lhe-íamos Herdade da Água. Ouvimo-la a jorrar por todo o lado, o que, no Alentejo, à torreira do sol, tem um outro significado”. O texto é da Maria João Veloso.
3. Areias do Seixo, A-dos-Cunhados
“Uma unidade em que o luxo vive dos detalhes mais simples, do incansável e simpático serviço e da comunhão com a natureza”. O texto é da Carla B. Ribeiro. O hotel foi ainda integrado num especialíssimo roteiro de 7 dias em Portugal.
4. Imani Country House, Évora
“Estamos no campo, rodeados de tranquilidade, pomares e animais domésticos, mas também de todas as comodidades da vida moderna”. O texto é da Ana Pedrosa.
5. Casas do Côro, Marialva
“Há hotéis que servem para isto, que nasceram para isto, para suspender a vida por umas horas, por uns dias, por uma noite.” O texto é do João Ferreira Oliveira.
Em 2015, continuaremos a visitar hotéis de qualidade e partilhar a nossa experiência aqui na Hotelandia. E quando pensarpassar um período de de férias em Portugal, seja um fim de semana prolongado ou duas semanas na praia ou no campo, não deixe de conhecer as melhores hostels,guesthouses,pousadas, unidades de turismo rural ou resortsdo país.
Um bom ano para todos, com muitas e boas estadias!